Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
17/09/15 às 12h16 - Atualizado em 29/10/18 às 11h35

Feira da Colônia valoriza produtores rurais

 

As placas personalizadas identificam os produtores do Núcleo Rural Rajadinha que desde o ano passado compõem o circuito com o mesmo nome do setor, em Planaltina. Dez agricultores integram a iniciativa organizada pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (Emater-DF), que tem por objetivo divulgar o trabalho dos participantes. No sábado (19) e no domingo (20), a Feira da Colônia vai expor e vender a produção local no Sítio Florida — chácara de Arnoldo Castiglioni, de 64 anos, um dos primeiros inscritos no roteiro.

 

Ele e a esposa, Nair, da mesma idade do marido, são donos da terra da qual tiram o sustento há mais de 30 anos. Nos 40 hectares, já produziram queijo, criam algumas cabeças de gado e fazem iogurte artesanal. Mas a menina dos olhos do casal é o cultivo das rosas-do-deserto, dos gerânios-pendentes e das orquídeas Epidendrum. “A gente faz por amor”, resume o produtor. É esse sentimento, segundo ele, que o faz levantar-se cedo e deixar tudo pronto para o fim de semana: pintou a cerca, reservou uma área para estacionamento e cuidou da grama.

 

A feira, assim como o Circuito da Rajadinha, está na segunda edição. A ideia é que em todos os anos ela ocorra no terceiro fim de semana de setembro, reunindo, além de quem faz parte do roteiro montado pela Emater-DF, famílias atendidas pela empresa. De acordo a turismóloga e extensionista da Emater-DF Zaida Regina da Silva, haverá pessoas de outras regiões do DF para expor artesanato, produtos da agroindústria e artigos rurais.

A entrada é gratuita, e o espaço rural funcionará, nos dois dias, das 9 às 17 horas. A partir do meio-dia, será servido um café colonial com mais de 30 tipos de quitutes preparados por Nair.

 

Oficinas — A programação abrange oficinas de cuidados com orquídeas e decoração com flores, dança de grupos locais, leitura de poesia com Nicolas Behr e apresentação da orquestra Roda de Violas. É possível agendar visitas para conhecer as propriedades do circuito e acompanhar a produção dos itens comercializados na feira.

Mais à frente, a cerca de 800 metros da chácara de Castiglioni, a Flora Brasília abrirá as portas para um café da manhã rural, com pão de queijo, bolos e outras delícias regionais. O atendimento será das 9 às 11 horas, e o acesso, gratuito.

 

No ano passado, segundo Zaida, o evento reuniu cerca de 600 pessoas e nove produtores no circuito: “Esse projeto piloto é uma construção; muita coisa tem melhorado, inclusive a valorização do espaço pelo próprio proprietário”.


Temporada — 
Para participar do Circuito da Rajadinha, é preciso procurar o escritório da Emater em Planaltina. A equipe da empresa pública avalia a propriedade antes de incluí-la no roteiro. “A estrada é muito bonita, e as chácaras, bem próximas, o que facilita o trabalho”, ressalta a turismóloga.

 

O roteiro ocorre por temporada — neste ano, de 27 de junho a 15 de novembro. A expectativa é que a iniciativa se estenda a outras regiões administrativas com predisposições semelhantes.

A colônia agrícola fica a aproximadamente 20 quilômetros de Planaltina, pela DF-130, e a 60 quilômetros do Plano Piloto, via BR-020 (saída para Sobradinho) ou DF-001.

 

Feira da Colônia
19 e 20 de setembro de 2015 (sábado e domingo)
Das 9 às 17 horas
Sítio Florida — Núcleo Rural Rajadinha — Planaltina

 

Mariana Damaceno – Agência Brasília
Fotos: Tony Winston
www.agenciabrasilia.df.gov.br

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br