Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
9/03/17 às 9h02 - Atualizado em 29/10/18 às 11h40

Fábrica Social encerra curso de alimentação saudável

 

Atividade, realizada em conjunto com a Emater-DF, qualificou 40 alunos na produção de hortas em sistema hidropônico

 

A Fábrica Social encerra, na próxima sexta-feira (10), o módulo de Habilidades Específicas do Curso de Produção e Cultivo de Alimentos Saudáveis. Ao todo, 40 alunos receberão os certificados por terem participado das aulas. A atividade é resultado de um trabalho conjunto da Secretaria de Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos (Sedestmidh) com a Emater-DF, que ofereceu o curso e equipamentos para a instalação de duas estufas de cultivo de hortaliças em sistema hidropônico.

 

De acordo com a coordenadora de Capacitação e Qualificação da Fábrica Social, Andrea Alves Ulhôa, a atividade garante um dos aspectos mais importantes trabalhados na instituição. “Atendemos a pessoas em situação de risco alimentar ou vulnerabilidade, atendidas pelo programa DF Sem Miséria”, explica.

 

Para o agricultor Roney Barbosa, que participou da atividade, o curso foi importante para aprofundar seus conhecimentos. “Tenho formação na parte administrativa, mas o que eu gosto mesmo é de trabalhar na roça. Com essa oficina, tenho certeza que vou poder alavancar meu trabalho”, comemorou o trabalhador, que tem uma pequena propriedade no núcleo rural Três Conquistas (região administrativa do Paranoá).

 

Um dos instrutores foi o extensionista Hélio Roberto Lopes, do escritório da Emater-DF em Brazlândia. Segundo ele, foi uma experiência bastante enriquecedora. “Trabalhar com um público diferente daquele com o qual estamos acostumados é muito válido, pois melhora a nossa didática. Além disso, ser chamado de professor foi interessante, pois revela o tanto que os alunos reconhecem o trabalho”, avalia.

 

O curso durou 144 horas e abordou temas como manejo de pragas, conceitos, vantagens e princípios do sistema hidropônico, importância do cultivo protegido, instalação e montagem de estufas e outros equipamentos e boas práticas na manipulação de alimentos. Foram montadas duas estufas: uma em sistema hidropônico, com alface e agrião, e outra em semi-hidroponia, com pimentão e tomate. Após a entrega dos certificados, será feita uma demonstração da colheita de alface. A Fábrica Social vai doar 600 pés da folhosa a duas creches na Cidade Estrtutural.

 

Segundo Andrea, haverá outras turmas do mesmo curso em breve. “Planejamos contar com a Emater-DF em outras atividades, que serão muito úteis ao nosso público”, conclui.

 

Serviço
Encerramento do Módulo de Habilidades Específicas
Curso de Produção e Cultivo de Alimentos Saudáveis
Data: 10/03 (sexta-feira)
Horário: 10h
Local: Fábrica Social – Quadra 12, conjunto 1, lote 12, Cidade Estrutural-DF

 

Assessoria de Comunicação – Emater-DF

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br