Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
27/04/17 às 14h04 - Atualizado em 29/10/18 às 11h40

Extensionistas da Emater discutem bovinocultura de corte

 

Dia especial realizado no núcleo rural Tabatinga apresentou experiência do produtor Fernando Campos com a raça Senepol e discutiu importância do manejo da pastagem

 

Cerca de 25 veterinários e zootecnistas da Emater-DF e produtores rurais participaram do Dia Especial sobre Bovinocultura de Corte, nesta quinta-feira (27), no núcleo rural Tabatinga.

 

O produtor e médico veterinário Fernando Antônio Campos, da Embrapa, apresentou sua criação de animais Senepol e suas características, principalmente para melhoramento genético de gado de corte.

 

Os animais Senepol apresentam rápido crescimento, com um ciclo de engorda mais curto. Eles possuem elevada capacidade de transformação de pasto (proteína vegetal) em carne (proteína animal), estando prontos para o abate rapidamente. Além disso, é um taurino africano adaptado e considerado uma boa opção para o cruzamento industrial e tem facilidade de cruzamento em campo.

 

Entretanto, o pesquisador da Embrapa, Kepler Euclides Filho, enfatizou que “não adianta investir na melhor genética e melhor capim, se não houver um bom manejo sanitário, manejo do pasto e a gestão da propriedade”. E destacou a importância de pequenos produtores estarem em uma aliança mercadológica caso queiram entrar na atividade.

 

O zootecnista da Emater-DF, Ricardo de Magalhães Luz, apresentou alguns aspectos do manejo da alimentação de bovinos de corte. “O planejamento alimentar, de acordo com a quantidade de animais e área, o volumoso, a gestão, regulagem de máquinas e equipamento e o manejo da pastagem são essenciais para que o negócio dê certo”, diz Ricardo, que também explicou alguns métodos de conservação de forragens para o período da seca, como a redução da taxa de lotação, diferimento da pastagem, ensilagem, fenação, uso de Integração Lavoura Pecuária e cana.

 

Após a parte teórica, os participantes puderam ver e avaliar o pasto da propriedade. A ideia é que outros temas sejam tratados e aprofundados em outras oportunidades para que os técnicos possam atender cada vez melhor os produtores do DF.

 

2704 diaespecial_bovino

2704 diaespecial_bovino2

2704 diaespecial_bovino3

42704 diaespecial_bovino

2704 diaespecial_bovino6

2704 diaespecial_bovino4

2704 diaespecial_bovino5

 

Carolina Mazzaro

Assessoria de Comunicação da Emater-DF

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br