Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
10/06/14 às 12h05 - Atualizado em 29/10/18 às 11h18

Exposição apresenta o melhor da produção rural de São Sebastião

 

Os produtores rurais de São Sebastião ganharam um importante equipamento, neste domingo (9), que será utilizado para a realização de cursos de qualificação, reuniões e atividades da comunidade.

 

O Galpão de Múltiplas Funções é dividido em cozinha industrial e sala para palestras e cursos. O local, que obedece a todas as regras de acessibilidade, tem mais de 120 m² e está localizado no Parque de Exposições de São Sebastião.

 

“Esta é mais uma importante obra que entregamos. Sabemos do potencial que ela tem para melhorar a vida dos produtores rurais e ela mostra o comprometimento do GDF com a área rural”, destacou o secretário de Agricultura, Lúcio Valadão.

 

Exposição valoriza produção rural — Ocorrida entre 5 e 8 de junho, a 20ª Exposição Agropecuária de São Sebastião reuniu cerca de 10 mil pessoas, segundo levantamento do escritório local da Emater-DF, e contou com várias atividades como torneios e mostra agrícola, além de atividades técnicas e apresentações culturais.

 

“O evento está cada vez melhor. Temos orgulho e satisfação de estar com os agricultores. Não é qualquer um que faz um evento ser realizado 20 vezes e a cada ano com mais qualidade”, disse Valadão.

 

O secretário de Agricultura também enfatizou as entregas para alavancar o desenvolvimento rural de São Sebastião. “Estão em processo de instalação seis tanques na Copas (Cooperativa Agropecuária de São Sebastião), vamos entregar um caminhão tanque zero km e mais um caminhão adquirido por meio do FDR (Fundo de Desenvolvimento Rural) – para a coleta. Temos muito o que comemorar”, ressaltou.

 

A exposição também teve mostra agrícola, torneio leiteiro e de conformação zootécnica – competição que avalia a aptidão genética de animais para atividades rurais.

 

Concurso de receitas — Durante a exposição, a Emater-DF realizou o 8º Concurso de Receitas. De acordo com a extensionista Luciana Silva, da Emater – São Sebastião além de embelezar a festa, a atividade incentiva a participação das mulheres das comunidades rurais na exposição. “Elas se sentem mais valorizadas. Além disso, o concurso ajuda a divulgar a riqueza da produção local”, aponta Luciana.

 

Os pratos foram preparados com mandioca, costela, abóbora, pitanga, banana e outros alimentos cultivados na zona rural de São Sebastião. Os jurados avaliaram visual, originalidade, textura, sabor e criatividade.

 

Genética — Na sexta-feira (6), a Emater-DF reuniu cerca de 30 pessoas numa palestra sobre conformação zootécnica. No encontro, foram apresentadas várias formas de melhoramento genético do gado que possibilita maior produção de leite. A palestra foi ministrada pelo zootecnista Fabio Miziara, da Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ).

 

Segundo o gerente da Emater-DF em São Sebastião, Pedro Kosinski, o plantel de gado leiteiro na região rural da cidade têm alcançado bons resultados graças ao trabalho realizado pela extensão rural. “Orientamos os produtores a realizar o melhoramento genético e estimulamos as boas práticas, que garantem uma melhor qualidade do produto”, explica.

 

Mostra Agrícola – durante a Mostra Agrícola, os núcleos rurais de São Sebastião expuseram a diversidade da produção rural da região, com entrega de troféus para os destaques:

 

1º lugar Núcleo Rural Capão Comprido
2º lugar Assentamento Nova Vitória
3º lugar Assentamento Recanto da Conquista

 

 

Torneios

 

Competição

Categoria

Colocação

Animal

Produção

Proprietário

Torneio leiteiro Girolando

 

1º lugar Girolanda 105,29 kg de leite em três dias Luiz Torres
2º lugar Sertaneja 98,79 kg de leite em três dias Maria Gabriela
3º lugar Asa Branca 98,48 kg de leite em três dias Israel Torres
Jersolando

 

1º Lugar Larissa 70,28 kg de leite em três dias Moassir Dias
2º lugar Cabrinha 69,48 kg de leite em três dias Moassir Dias
3º lugar Alegria 61,98 kg de leite em três dias Marcos Filipe
Conformação Zootécnica Girolando

 

1º lugar Carolina Marcos Filipe
2º lugar Girolanda Luiz Torres
3º lugar Magnífica Marcos Filipe
Novilha Girolando

 

Marambaia Maria Gabriela
Jersolando Cabrinha Moacir Dias
Jersei Lagartixa Nilson Potiguar
Melhor Touro Gersin Nilson Potiguar
Campeão Carolina Marcos Filipe

 

Concurso de Receitas


1º Lugar: mousse de pitanga
Rosângela Andrade de Oliveira – Núcleo Rural Capão Comprido

 

2º Lugar: maravilha de mandioca
Aparecida Luiza Silva – Núcleo Rural Cavas

 

3º Lugar: muffie de banana
Rosilda de Sousa Martins – Assentamento Nova Vitória

 

Fonte: Assessoria de Comunicação — Secretaria de Agricultura (com informações da Assessoria de Comunicação da Emater-DF)

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br