Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
19/08/16 às 11h23 - Atualizado em 29/10/18 às 11h38

Expedição Safra-Brasília percorre propriedades com cultivos irrigados

 

A Expedição Safra-Brasília volta a campo neste mês de agosto, agora para analisar propriedades rurais que possuem pivô central e produzem culturas irrigadas. Após percorrer 10.000 km na primeira e segunda etapa, com análise na produção de soja e milho, a equipe de técnicos da Secretaria da Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (Seagri/DF), da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater/DF), das Centrais de Abastecimento do Distrito Federal (Ceasa/DF) e da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Cerrados), irão avaliar toda a área irrigada no Distrito Federal, que corresponde a 13.625 hectares.

 

No total, serão avaliados 246 pivôs em 115 propriedades espalhadas nos núcleos rurais do PAD-DF, Jardim, Rio Preto, Tabatinga, Planaltina, Taquara, Pipiripau, São Sebastião, Gama e Vargem Bonita. “O universo a ser pesquisado é maior do que as etapas passadas. Devido à falta de chuva e a situação de emergência, decretada na última etapa, o nosso foco é trabalhar com os produtores a questão do uso da água para irrigação”, explica o secretário adjunto, Sebastião Marcio Lopes de Andrade.

 

Nesta terceira etapa, a aplicação dos questionários começou mais cedo. Desde o dia 8 de agosto, os escritórios da Emater/DF em regiões com pivôs já realizam a pesquisa em propriedades com visitas marcadas. No entanto, nos dias 22,23 e 24 de agosto, as equipes de técnicos da Expedição Safra-Brasília intensificarão as visitas para alcançar o objetivo proposto neste levantamento.

 

O encerramento do diagnóstico feito nesta etapa ocorrerá com o encontro técnico, no dia 25 de agosto (quinta-feira), a partir das 9h, na sede da Associação dos Produtores Rurais do Rio Preto (Aprorp). O evento terá como tema “O uso da água para a irrigação na Bacia do Rio Preto” e contará com palestras de especialistas do Sistema Público de Agricultura (Seagri/DF, Emater/DF e Ceasa/DF), Embrapa Cerrados, Secretaria do Meio Ambiente e Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento do Distrito Federal (Adasa).

 

Segundo o secretário de Agricultura, José Guilherme Leal, essa terceira etapa busca obter o panorama das situações e condições de 100% dos pivôs instalados no DF. “Sabemos da importância da utilização das técnicas de irrigação na terceira safra e da possibilidade do aumento de produtividade. Com o trabalho da Expedição, poderemos planejar e propor políticas públicas para que o uso de pivôs centrais seja aconteça de forma consciente e sustentável”, explica.

 

Expedição Safra-Brasília

 

Lançada em janeiro, a primeira etapa deste primeiro ano da Expedição Safra-Brasília visitou 64 produtores de soja em três dias. Na segunda etapa, ocorrida em maio, 72 agricultores de milho foram visitados pelos técnicos da equipe.

 

O projeto Expedição Safra-Brasília tem como objetivo a realização de um levantamento que ajude a fomentar a elaboração de políticas públicas para o setor e a melhorar a prestação de assistência técnica nas próximas safras.

 

A Expedição traz também como um de seus objetivos a divulgação da real dimensão da atividade agropecuária local, para que a população urbana e a administração pública tenham maior nível de conhecimento do papel desempenhado por este setor. “Ainda existem muitas pessoas que pensam que Brasília é só a cidade administrativa, quando, na verdade, nós temos quase 400.000 hectares de área rural com muito dinamismo na produção”, ressaltou o secretário de Agricultura.

 

Patrícia Távora 

Assessoria de Comunicação – Secretaria de Agricultura

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br