Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
28/08/19 às 13h58 - Atualizado em 28/08/19 às 15h02

Evento técnico da Festa do Morango aborda rastreabilidade e controle de pragas

 

Engenheira agrônoma Adriana Nascimento fala sobre rastreabilidade de produtos

 

Mais de 80 pessoas — entre produtores rurais e técnicos — participaram nesta terça-feira (27) do Encontro Técnico do Morango, um dos eventos oficiais da 24ª Festa do Morango de Brasília. O encontro teve dois temas principais: rastreabilidade de produtos e controle biológico de pragas. Os debates ocorreram na sede da Associação Rural e Cultural de Alexandre de Gusmão (Arcag), na região rural de Brazlândia.

 

Com previsão de público de 90 mil pessoas, Festa do Morango começa nesta sexta
Experiência rural, Colha & Pague leva visitantes para colheita e degustação no campo
Turismo rural apresenta a lavoura do morango

 

O diretor-executivo da Emater-DF, Antonio Dantas, observou que a sociedade está cada vez mais exigente. “Nosso foco deve ser sempre o consumidor, que deseja um alimento limpo e seguro. O Sistema Público da Agricultura tem trabalhado para trazer informações e conhecimento sobre como é possível produzir de forma responsável e adequada”, ponderou.

 

Produtores durante encontro técnico em Brazlândia sobre morango

 

Durante o encontro, a engenheira agrônoma Adriana Nascimento, da Emater-DF, explicou os conceitos de rastreabilidade. “Todas as informações sobre como o alimento foi plantado, colhido, transportado, devem estar acessíveis para o cliente, seja por meio eletrônico ou até mesmo manual’, detalhou. As regras estão definidas pela Instrução Normativa Conjunta nº 2, do Ministério da Agricultura e Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), de 8 de fevereiro de 2018.

 

Para a gerente do escritório da Emater-DF em Brazlândia, Magali Fortes, o evento alcançou seu objetivo. “Conseguimos reunir um número satisfatório de produtores e garantir, assim, o caráter técnico e educativo da Festa do Morango”, afirmou. Magali acrescentou que o encontro reforça o papel da extensão rural. “Com produtores mais bem informados, temos a certeza que o alimento que chega à mesa do consumidor brasiliense é seguro e saudável”, conclui.

 

Demonstração do aplicativo DF Rural, que já é testado por alguns agricultores

 

Aplicativo

O assessor da Emater-DF Alberto Gerardi apresentou, de forma resumida, o projeto do aplicativo DF Rural, que está sendo desenvolvido pelo Sistema Público da Agricultura para oferecer produtos e serviços diretamente no telefone celular dos agricultores do Distrito Federal. “O aplicativo está em fase de teste. Estamos instalando o programa de forma provisória nos celulares dos produtores interessados para que possamos avaliar, junto com vocês, as melhores maneiras de desenvolver o sistema”, explicou Gerardi.

 

Festa
Com um bolo de 24 metros e uma previsão de público de 90 mil pessoas em seis dias de evento, Brazlândia abre nesta sexta-feira (30) a 24ª Festa do Morango de Brasília. A festa acontece nesta sexta, sábado e domingo (30 de agosto a 1º de setembro) e nos mesmos dias da semana que vem (6 a 8 de setembro). O evento tem o objetivo de promover e incentivar o cultivo e produção da fruta, que nesta época do ano tem grande produtividade.

 

A programação conta com oficinas gastronômicas, comercialização de produtos à base de morango — doces, geleias, licores, bolos, além, claro, da fruta in natura —, exposição agrícola, concurso de receitas, shows musicais, espaços de lazer para crianças e a excursão do Colha e Pague (veja aqui a programação completa).

 

Serviço
24ª Festa do Morango de Brasília
Datas: 30 de agosto (sexta) a 8 de setembro (domingo)
Local: Associação Rural e Cultural Alexandre de Gusmão – BRB-080, km 13, Brazlândia-DF

Informações:
(61) 3311-9337 (Assessoria de Comunicação – Emater-DF)
(61) 3540-1916 (Emater-DF – Alexandre de Gusmão)
(61) 3391-1553 (Emater-DF – Brazlândia)

 

 

VEJA COMO CHEGAR À FESTA

 

 

A Emater-DF

Empresa pública que integra o Sistema Agricultura do Distrito Federal junto com a Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural e a Ceasa. A Emater atua na promoção do desenvolvimento rural sustentável e da segurança alimentar, prestando assistência técnica e extensão rural a mais de 18 mil produtores do DF e Entorno. Por ano, realiza cerca de 120 mil atendimentos, por meio de ações como oficinas, cursos, visitas técnicas, dias de campo e reuniões técnicas.

 

 

 

 

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br