Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
4/04/14 às 10h40 - Atualizado em 29/10/18 às 11h18

EVAF gera oportunidades e renda

 

Diferentemente dos mais de cinco mil agricultores que passaram pelo Espaço de Valorização da Agricultura Familiar (EVAF) da AgroBrasília 2013, Itamar Simões, de 58 anos, não era um produtor rural com atividade consolidada. Ele resolveu conhecer as novidades apresentadas pela Feira para implantar alguma produção na pequena propriedade que tem em Sobradinho-DF. Na Rota da Floricultura, assistiu a palestras, observou os métodos de plantio e cuidados com as plantas e decidiu aplicar as dicas. Hoje, é floricultor, produz gladíolos (palma de Santa Rita) e já começa a ganhar dinheiro com o novo negócio.

 

Para saber como iniciar a atividade, Itamar procurou uma unidade da Emater-DF. Lá, obteve todas as informações para o cultivo das flores, desde a produção até o pós-colheita. Com as orientações, implantou a produção na área de um hectare da chácara. “Em termos de qualidade, a produção foi ótima, perfeita, mas não consegui atingir um grande mercado. O início da floração é o momento exato para vender. Vamos aperfeiçoar, aumentar a área plantada e continuar, com certeza”, explicou. Os gladíolos são plantas ornamentais de rica beleza e grande valor agregado, essenciais para produção familiar, já que têm custo baixo, fácil plantio e manejo, ciclos rápidos e podem ser cultivados em menores extensões de terra.

 

Itamar Simões elogia a qualidade das exposições do EVAF e das orientações técnicas repassadas aos visitantes. Segundo ele, a oportunidade de ver a produção a campo, in loco, foi fundamental para o sucesso do início da atividade. “Para mim, foi importante ir à AgroBrasília, pois vi os canteiros, a maneira como são feitos, como são distribuídas as plantas, as variedades produzidas em telados. Não segui só a teoria, eu pude ver como é feito na prática. Esse ano vou novamente à Feira e quero me inscrever para poder melhorar um pouco meu conhecimento”, destacou.

 

Para o coordenador do EVAF da AgroBrasília, Ricardo Magalhães, a história de Itamar Simões mostra a dimensão do alcance das tecnologias e experiências demonstradas na Feira. Ele ressalta a importância da transmissão de conhecimento para gerar oportunidades e transformar vidas. “É o aprendizado e a tecnologia mostrados na AgroBrasília gerando frutos reais, transformando vidas e gerando emprego e renda”, conclui.

 

Floricultura no DF

 

O novo floricultor ingressou de forma acertada em uma atividade tida como promissora para quem conhece a área. Isso porque o Distrito Federal detém o maior consumo per capta de flores e plantas ornamentais do Brasil, mas produz apenas 20% do que consome. Atualmente, possui menos de 150 produtores e uma cooperativa, a Multiflor, que existe há cinco anos e congrega 54 cooperados. Mais de 70% são de base familiar, como o novo floricultor Itamar Simões.

 

Foto: Sérgio Kremer

Texto: www.agrobrasilia.com.br

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br