Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
19/11/19 às 16h03 - Atualizado em 19/11/19 às 16h29

Especialista ensina técnicas de manejo ecológico de pragas e fertilidade do solo

Celso Tomita apresentou aspectos importantes para o manejo ecológico de insetos e pragas

 

Técnicos da Emater-DF participam do curso “Manejo ecológico de pragas e da fertilidade do solo”, ministrado pelo engenheiro agrônomo Celso Katsuhiro Tomita, especialista no tema. O curso abordou questões como manejo dos solos, aspectos físicos e químicos, adubação orgânica, manejo nutricional, aspectos fisiológicos das plantas cultivadas e soluções para o manejo fitossanitário.

 

Extensionistas da Emater-DF aprendem sobre produção de sementes agroecológicas

Técnicos da Emater-DF discutem técnicas agroecológicas com uso de biofertilizantes

Técnicos da Emater discutem planejamento de plantios orgânicos para produzir o ano todo

 

A programação faz parte do convênio de formação e capacitação de agentes de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater). Tomita apresentou aspectos importantes para o manejo ecológico de insetos e pragas e estratégias bem-sucedidas. Ele explicou que após identificar a deficiência no solo, é possível escolher a prática de manejo adequada para melhorar a fertilidade e eliminar pragas. 

 

A correta compostagem é importante tanto para a produção orgânica quanto para a convencional. Ao longo do tempo, em função dos cuidados, o potencial de produção dos solos aumenta. Os adubos orgânicos, como a compostagem, compostos farelados e o biofertilizante apresentam vários nutrientes que ajudam a planta a se alimentar adequadamente. 

 

Nesta sexta-feira (22), a programação será encerrada com o tema “Manejo ecológico de pragas e aspectos fitotécnicos na produção de hortaliças”. O curso será ministrado pelos instrutores Francisco Vilela Resende, técnico da Embrapa Hortaliças, Pedro Togni, professor da UnB, e pelos técnicos da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia Carmen Pires, Rose Monerat e Marcos Faria. O extensionista da Emater-DF Juliano de Oliveira também vai abordar o assunto.

 

A Emater-DF
Empresa pública que atua na promoção do desenvolvimento rural sustentável e da segurança alimentar, prestando assistência técnica e extensão rural a mais de 18 mil produtores do DF e Entorno. Por ano, realiza cerca de 120 mil atendimentos, por meio de ações como oficinas, cursos, visitas técnicas, dias de campo e reuniões técnicas.

 

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br