Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
31/07/13 às 14h44 - Atualizado em 29/10/18 às 10h46

Escritório em Cristalina-GO atenderá mais de 460 famílias

 

Foi inaugurado, nessa terça-feira (30), o escritório especial da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-DF) em Cristalina-GO. Desde maio, começaram a ser atendidas mais de 460 famílias de quarto assentamentos: Vista Alegre, Buriti das Gamelas, São Marcos e Manacá.

 

A produtora Meire Teresinha dos Reis Pereira, do assentamento Vista Alegre, diz que a expectativa da comunidade é grande. “Até então só havia promessas e falta de suporte. Isso gerou muita desmotivação e 15 famílias estavam para desistir de produzir. Agora com a assistência da Emater-DF acredito que as coisas vão melhorar”, conta.

 

“A Emater do Distrito Federal está vindo para cooperar com os esforços da Emater-GO e da prefeitura para levar qualidade de vida ao meio rural e, consequentemente à cidade, que terá produtos da região e de qualidade para consumo”, disse o presidente da Emater-DF, Marcelo Piccin, na solenidade oficial de inauguração.

 

O serviço da Emater-DF foi contratado por Furnas Centrais Elétricas pelo período de três anos para atender às famílias afetadas pela construção da Barragem de Batalha, onde será instalada uma usina hidrelétrica, e que parte da região foi inundada. A gerente de Responsabilidade Sociocultural de Furnas, Ana Cláudia Gesteira disse que “é uma alegria muito grande fortalecer a parceria com a Emater para o desenvolvimento socioeconômico das famílias dos assentamentos. Estamos à disposição para fortalecer outras parcerias”.

 

Cristalina-GO é reconhecida pela sua grande produção agrícola e por conter a maior área irrigada da América Latina. Entretanto, o secretário de Agricultura do DF, Lúcio Valadão, ressaltou que esse é o momento de a agricultura familiar também ser colocada em um outro patamar de desenvolvimento. “A agricultura familiar de Cristalina tem a capacidade de ser um exemplo para todo o País”, disse.

 

Além dos benefícios aos produtores, o prefeito de Cristalina Luiz Carlos Attié lembrou que resultados da agricultura também chegarão às casas de cada morador da cidade e contribuirão para melhor distribuição de renda no município.

 

Expectativa

Nesta semana a Emater-DF iniciou a capacitação de agentes de desenvolvimento do assentamento. São moradores das comunidades atendidas que contribuirão para aplicação dos questionários do Índice de Desenvolvimento Comunitário Rural (IDCR). Esse é o primeiro passo para levantar dados em seis dimensões: ambiental, agroecológica, apropriação tecnológica, econômica, cidadania e bem-estar.

 

Com o IDCR é possível verificar a realidade local para a elaboração coletiva de um plano de intervenção interinstitucional e do Plano de Recuperação do Assentamentos (PRA). Referente ao curso de agente de desenvolvimento, Vanessa dos Santos Brandão Ferreira, do assentamento Vale do São Marcos, disse que passou a ter um sentimento de união com outros assentamentos. “Vimos que nossa realidade não é única. Apesar da distância entre os assentamentos nossos ideias são próximos. Nós somos agentes de desenvolvimento da nossa realidade e a Emater vai dos orientar para isso”, falou.

 

Além do diagnóstico das comunidades, a Emater já dividiu grupos de interesse para produção e os levou para a Agrobrasília, em maio deste ano.

 

Endereço do Escritório Especial da Emater-DF em Cristalina:

Rua da Saudade, Qd. 35, lote 7 AA.

Telefone: 8525-6672

 

Carolina Mazzaro

Assessoria de Comunicação da Emater-DF

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br