Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
5/06/17 às 8h45 - Atualizado em 29/10/18 às 11h41

Encontro fortalece laços de amizade

 

Emater-DF promove reunião de mulheres no núcleo rural Rio Preto, com oficinas de beleza e de dança, palestra sobre meio ambiente e festa junina

 

A agricultora Lúcia Rodrigues, moradora do núcleo rural Rio Preto (região administrativa de Planaltina), sempre deu pouca atenção aos cuidados com a pele. Durante a oficina de beleza que ocorreu no II Encontro do Grupo de Mulheres União Feminina, no último sábado (3), ela entendeu a importância de se cuidar e viu que isso pode ser feito com produtos caseiros. Lúcia foi uma das mais de 40 mulheres que participaram do evento, promovido pelo escritório local da Emater-DF no Rio Preto e que teve outras atividades de integração e cidadania. “Após a experiência, senti minha pele muito mais macia. Agora, pretendo adotar essa prática tão simples e que traz tantos benefícios”, afirmou a agricultora.

 

O encontro começou no início da tarde, com a palestra “Crise Hídrica: o que é e como posso contribuir”, ministrada pela engenheira ambiental Priscilla Silva, da Emater-DF. Uso racional da água, conservação ambiental e dicas importantes sobre como economizar esse recurso natural foram alguns dos tópicos abordados.

 

Na sequência, estudantes do curso de Farmácia da Universidade Paulista (Unip) realizaram uma oficina de beleza. Utilizando mamão, ovo, leite, pepino, camomila e outros produtos caseiros, eles ensinaram às mulheres técnicas simples de esfoliação e limpeza de pele.

 

Segundo a professora de Cosmetologia Helen Freitas, a atividade promove não só a estética como também a saúde. “Quem realiza esse procedimento percebe a diferença na hora, o que contribui para prevenir doenças de pele e aumentar a auto-estima”, reflete. A professora acrescenta que os estudantes também são beneficiados com a atividade de extensão, pois adquirem experiência e podem ver na prática como funcionam as teorias aprendidas em sala de aula.

 

Para a extensionista Regina Lima, da Emater-DF no Rio Preto, o II Encontro do grupo União Feminina atingiu seus objetivos. “Conseguimos envolver mais pessoas. No início (em outubro do ano passado) não eram nem 20; hoje já são quase 80 mulheres, que interagem diariamente por meio da internet. Esses encontros (o primeiro foi na Água Mineral, em março deste ano) fortalecem os laços de amizade e o convívio entre elas”, observa Regina, lembrando que a área rural possui menos opções de lazer e cultura. “O grupo faz as mulheres se sentirem menos sozinhas”, acrescenta.

 

Ainda de acordo com Regina, um dos papeis da extensão rural é promover o desenvolvimento social das famílias do campo. “Por isso é importante apoiarmos esse tipo de atividade, que previne a depressão e melhora a qualidade de vida da população rural”, explica. Regina informa ainda que o grupo União Feminina, que reúne mulheres dos núcleos rurais Rio Preto, São José e Jiboia, está aberto para as moradoras das comunidades rurais próximas.

 

Além da palestra e da oficina de beleza, o encontro contou ainda com uma oficina de dança. No período da noite, uma festa junina reuniu as famílias.

 

05.06 encontro_de_mulheres_oficina_de_beleza_2

Cuidados simples com a pele promovem a estética e a saúde, elevando a auto-estima

 

 

05.06 encontro_de_mulheres_palestra_priscilla

A engenheira ambiental Priscilla Silva falou sobre a crise hídrica

 

05.06 encontro_de_mulheres_preparativos_festa
Mulheres do grupo preparam o arraiá para reunir toda a família

 

 

Rinaldo Costa
Assessoria de Comunicação – Emater-DF

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br