Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
3/11/16 às 11h32 - Atualizado em 29/10/18 às 11h39

Encontro em BH discute o futuro da extensão rural no País

Até esta sexta-feira, a Assembleia da Asbraer discutirá, por exemplo, a participação do governo federal no financiamento das entidades públicas de Ater

 

Foi aberta nesta quinta-feira (3/11), em Belo Horizonte, a 51ª Assembleia Geral Ordinária da Associação Brasileira das Entidades de Assistência Técnica e Extensão Rural (Asbraer). O evento, que acontece no Royal Golden Hotel, reúne representantes das 27 empresas de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) do país para debater os rumos da Ater no Brasil.

 

Até esta sexta-feira, a Assembleia discutirá, por exemplo, a participação do governo federal no financiamento das entidades públicas de Ater. De acordo com o presidente da Asbraer, Argileu Martins, é preciso reavaliar e ampliar a parceria das entidades estaduais de Ater com o governo federal. Para ele, as empresas desempenham papel importante na implementação de políticas públicas voltadas para a agropecuária nacional, portanto, seria necessário o aumento da participação da União no financiamento do setor. Atualmente, de acordo com ele, os estados são responsáveis por cerca de 80% dos recursos do serviço de Ater.

 

“Nós iremos propor, no início do ano que vem, um projeto de lei para rever essa situação. Também faremos um debate bastante profundo com a Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater) sobre a forma como ela se relaciona com os estados”, acrescenta o presidente da Asbraer.

 

Outro tema abordado é a importância da tecnologia para o desenvolvimento do setor. Neste primeiro dia do encontro, o presidente da Emater-MG, Glenio Martins, mostrou como a empresa mineira, pioneira no país e a maior da América Latina, tem inovado neste aspecto, com adoção de ferramentas de inteligência, capazes de produzir dados e conteúdo para tomada de decisão estratégica.

 

“As empresas públicas de assistência técnica e extensão rural estão na dianteira no que diz respeito a inovação tecnológica. Isso é importante porque leva inteligência para todo setor agropecuário brasileiro, transformando dados brutos em informações estratégicas. Tudo isso permite o aprimoramento e a ampliação do atendimento às famílias, com uso, por exemplo, de recursos audiovisuais e tecnologia mobile”, reforçou o presidente.

 

Autoridades

 

Além dos presidentes das entidades públicas de Ater, a Assembleia da Asbraer conta ainda com a participação de representantes dos governos federal e estadual ligados ao setor. O deputado federal Zé Silva, presidente da Frente Parlamentar de Assistência Técnica e Extensão Rural, destacou a importância da Assistência Técnica e Extensão Rural para aplicação das políticas públicas no Brasil. “Este é o setor com maior credibilidade construída no país, fundamental para que as políticas públicas cheguem aos produtores, devido a sua capilaridade e capacidade para levar conhecimento para o campo”.

 

Em sua fala, o secretário Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do Ministério de Desenvolvimento Social e Agrário, Caio Rocha, garantiu que uma das políticas mais importantes para os produtores, o PAA, será consideravelmente ampliado no ano que vem. “Fizemos uma programação de ampliação de compras governamentais. Nossa previsão para 2017 é de R$ 260 milhões em aquisição de produtos da agricultura familiar. Em 2016 fecharemos com R$ 60 milhões”.

 

Criado em 2012, o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) permite que municípios, estados e órgãos federais comprem, com recursos financeiros próprios, produtos da agricultura familiar de forma simplificada e segura, por meio de chamadas públicas, com dispensa de licitação. Por lei, essa compra deve atingir 30% dos recursos aplicados na aquisição de alimentos.

 

Também participam da Assembleia o secretário da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário, José Ricardo Roseno, que falou sobre demais Políticas Públicas para a Agricultura Familiar; além do secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, João Cruz, que apresentou a proposta de criação do Sistema Integrado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Siapa).

 

Asbraer

 

A Asbraer é uma organização de representação política das entidades públicas estaduais de assistência técnica e extensão rural. Fundada em 1990 a Asbraer busca o fortalecimento e a ampliação da assistência técnica e extensão rural no país. Para isso, atua junto aos órgãos do poder executivo federal, Câmara dos Deputados Federais e Senado.

 

Serviço

Evento: 51ª Assembleia Geral da Asbraer
Data: 3 e 4 de novembro
Horário: 8h
Local: Royal Golden Hotel, rua Rio Grande do Norte, 1.015, Savassi

 

Assessoria de Comunicação – Emater-MG

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br