Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
11/12/19 às 19h34 - Atualizado em 11/12/19 às 19h34

Encerramento de cinco turmas do programa Filhos deste Solo será nesta quinta-feira

Turma de Brazlândia se formou na última quinta-feira (5)

 

Será realizado nesta quinta-feira (12), às 19h, o encerramento das turmas do curso de empreendedorismo do programa Filhos deste Solo, da Emater-DF, no auditório do campus de Planaltina do Instituto Federal de Brasília (IFB). Participam do evento os alunos das turmas de Taquara, Tabatinga, Pipiripau, PAD-DF e do IFB. O encerramento do curso da turma de Brazlândia foi realizado no dia 5 de dezembro. Ao todo, 207 jovens foram beneficiados.

 

Os próximos passos da ação, que visa incentivar a permanência dos jovens na área rural, será a orientação dos projetos produtivos desenhados pelos próprios alunos durante o curso. “Alguns já estavam com seus negócios em andamento e aprenderam a aplicar ferramentas de gestão adequadas para garantir longevidade e expansão do empreendimento”, explica a assessora da direção da Emater responsável pelo projeto, Adriana Dutra.

 

A partir de agora, aqueles que tiverem interesse, contarão com o acompanhamento dos técnicos da Emater ou de outras instituições parceiras, quando for o caso.

 

Segundo a assessora, vários desses projetos elaborados pelos alunos se destacam como potenciais de sucesso. “Dentre eles temos tanto projetos de hidroponia com morango, alface, produção em estufas, plantas ornamentais, produção de mudas do cerrado, até granjas e congelados”, diz Adriana.

 

Embora a maioria dos projetos seja voltada para a parte de plantio, existem também outras possibilidades de atividades de prestação de serviços para a comunidade, como proposta de higienização de maquinário para a lavoura, salão de beleza itinerante e biblioteca itinerante.

 

O programa

O programa de empreendedorismo rural Filhos deste Solo é realizado pela Emater-DF com o objetivo de incentivar a permanência dos jovens no campo, com condições dignas. O curso, gratuito, beneficiou mais de 200 jovens divididos em dez turmas de 20 alunos cada. Para participar, o interessado deveria ter entre 16 e 29 anos e estar ligado de alguma forma a uma propriedade rural – ser proprietário, agricultor, filho de agricultor ou funcionário de empresa ou propriedade rural.

 

A Emater-DF

Empresa pública que atua na promoção do desenvolvimento rural sustentável e da segurança alimentar, prestando assistência técnica e extensão rural a mais de 18 mil produtores do DF e Entorno. Por ano, realiza cerca de 150 mil atendimentos, por meio de ações como oficinas, cursos, visitas técnicas, dias de campo e reuniões técnicas.

 

 

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br