Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
12/07/16 às 16h22 - Atualizado em 29/10/18 às 11h38

Empreender e Inovar é a aposta da COPAS para voltar a crescer

 

Para tornar seus produtos mais competitivos no mercado de laticínios, no Distrito Federal, a Cooperativa Agropecuária de São Sebastião – COPAS, aderiu ao Programa Empreender e Inovar, da Emater-DF. Com 200 cooperados, a COPAS viu sua produção minguar de 15 mil litros de leite por dia para cinco mil litros/dia, este ano. Na semana passada, a cooperativa, que está em atividade há 16 anos, assinou um termo de adesão e compromisso com a Empresa.

 

O programa Empreender e Inovar já havia feito uma seleção de sete empreendimentos entre cooperativas, associações, agroindústrias e produtores individuais. O programa abriu mais uma vaga e vai acompanhar a COPAS por 18 meses, tempo para executar as três fases de implantação do seu programa de gestão.

 

Para a coordenadora do Programa, Luciana Tiemann, a equipe multidisciplinar do Empreender e Inovar, formada por um engenheiro agrônomo, um administrador de empresas, um zootecnista e dois estagiários de gestão em agronegócio, “possibilitará uma análise mais profunda da real situação da COPAS, na qual serão analisados aspectos como custos de produção,  operacionais, dentre outros, além das questões administrativas, dando um feedback para os gestores em suas tomadas de decisão”, avaliou, acrescentando.

 

Luiz de França Pinheiro Torres, presidente da cooperativa acredita que será possível vencer a atual crise do mercado do leite, no Distrito Federal. “Estamos buscando uma saída com a Emater, dentro desse programa. O mercado está muito difícil para a pequena agroindústria. Não estamos tendo condição de competir com as empresas que vieram de fora. Vamos nos reorganizar e atender a todas as orientações do programa e esperamos com isso chegar ao fim do ano já com um cenário diferente”, assegurou França.

 

O empreender e Inovar executa sua consultoria em três etapas, durante 18 meses. Nos primeiros seis meses é feito um diagnóstico, após essa etapa começa a ececução do Plano de Gestão, elaborado durante o diagnóstico. E, por fim, a equipe acompanha a evolução e resultados das mudanças sugeridas.

 

A COPAS vende seu produto para o mercado institucional e para pontos comerciais, principalmente, na região de São Sebastião (DF).

 

Christina Abelha
Assessoria de Comunicação da Emater-DF

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br