Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
26/07/16 às 16h36 - Atualizado em 29/10/18 às 11h38

Emater orienta agricultores sobre descarte correto de embalagens de agrotóxicos

 

A unidade da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-DF) na Ceilândia promove, nesta quarta-feira (27), das 8h às 16h, campanha para recolhimento de embalagens vazias de agrotóxicos . A ação é realizada uma vez por ano pelo escritório e busca conscientizar os agricultores atendidos pela unidade sobre a importância da devolução das embalagens.

 

O descarte incorreto desses recipientes pode causar sérios danos à saúde e ao meio ambiente. Os problemas vão desde a contaminação do solo, intoxicação e até a emissão de dióxido de carbono – que em grande quantidade contribui com o efeito estufa e, por consequência, o aquecimento global.

 

O objetivo da campanha é recolher as embalagens vazias e produtos com prazo de validade vencido. A expectativa é que 50 produtores compareçam no escritório da Emater para devolução dos recipientes.

 

Para a devolução, a Emater orienta os agricultores para que levem as embalagens vazias, passadas pelo processo da tríplice lavagem, além de separadas por tipo e tamanho (vasilhames plásticos, sacos plásticos e sacos metalizados).

 

As embalagens serão encaminhadas ao posto de recolhimento de embalagens de agrotóxicos de Brazlândia.

 

Legislação

 

Em junho de 2000, o governo federal promulgou a Lei nº 9. 974 que visa minimizar o problema da destinação final dos recipientes de agrotóxicos. A lei atribui ao fabricante a responsabilidade pela destinação final da embalagem do produto pós-consumido e ainda compartilha deveres entre revendedores, agricultores e o próprio governo.

 

Para fazer cumprir a lei, a Emater-DF realiza campanhas educativas junto aos agricultores, levando até as comunidades rurais as coletas de embalagens de agrotóxicos itinerantes. Além de orientar quanto ao processo de tríplice lavagem e de furar a embalagem, os técnicos explicam porque os frascos não podem ser queimados nem reutilizados.

 

Assessoria de Comunicação da Emater-DF

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br