Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
14/09/18 às 15h26 - Atualizado em 29/10/18 às 15h30

Emater incentiva criação de associação de meliponicultores

 

A criação de abelhas sem ferrão tem sido discutida como uma alternativa de atividade produtiva aliada à preservação ambiental na região do Lago Norte.

 

Na sexta-feira (14), o Extensionista da Emater-DF, Carlos Morais, se reuniu com um grupo de criadores de abelhas Jataí (sem ferrão) e outros interessados na atividade para discutirem a criação de um grupo de meliponicultores da Serrinha, envolvendo produtores de nove núcleos rurais do Lago Norte.

 

“A criação das abelhas seria apenas a ‘cereja do bolo’. A criação está associada também à preservação ambiental e à produção de frutas no Cerrado, já que as abelhas têm importante papel na fruticultura. E a formação de uma associação é fundamental para dar volume e diversidade de produtos, facilitando o acesso ao mercado”, diz Morais.

 

Diana Schappo e o marido estão entre os 25 criadores da região e já possuem 40 caixas com abelhas Jataí. “Queremos produzir sem retirar a vegetação nativa da propriedade e a criação das abelhas é uma ótima alternativa. Ainda não extraímos o mel, por enquanto estamos implantando mais caixas e trazendo mais abelhas com armadilhas naturais para nossa propriedade”, diz Diana. Além do mel, Diana acredita que as abelhas contribuem para a beleza e diversidade de plantas do seu jardim e, por isso, também pensa em trabalhar com plantas ornamentais.

 

Uma proposta de estatuto da associação foi encaminhada aos participantes para avaliação e sugestões dos interessados. Outro encontro será marcado para discussão do assunto.

 

Carolina Mazzaro

Assessoria de Comunicação da Emater-DF

 

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br