Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
4/02/15 às 15h19 - Atualizado em 29/10/18 às 11h23

Emater-DF realiza primeira videoconferência gerencial

 

A primeira videoconferência gerencial da Emater foi realizada nesta quarta-feira (4) pela manhã. Além de medidas de contenção de despesas, o presidente Argileu Martins e o diretor-executivo Rodrigo Marques falaram sobre o documento Pacto por Brasília e sobre as metas para os primeiros 120 dias de governo.

 

A iniciativa faz parte da estratégia de reduzir custos e facilitar a participação dos técnicos. Em um ano, com reuniões mensais via videoconferência, seriam poupados cerca de R$ 11 mil em combustível e mais de R$ 1,2 milhão referentes a horas de trabalho dos técnicos. No DF, o escritório local mais distante da sede da empresa, na Asa Norte, fica a 85 km, além dos localizados nos municípios goianos de Padre Bernardo, Cristalina e Formosa.

 

Estratégias

 

Entre os pontos destacados está a inclusão do médio produtor também como público prioritário – além do familiar e dos assentados de reforma agrária.

 

A produção orgânica, de flores, de leite, bem como a fruticultura serão temas orientadores do trabalho da Emater, com a elaboração de estratégias de ação nessas áreas.

 

Para se adequar ao atual cenário político e social, o Planejamento Estratégico da empresa será revisado, principalmente no que diz respeito aos indicadores de desempenho. Para isso, há estratégia de fortalecimento da área de Tecnologia da Informação para utilização de sistema que mensure e monitores os resultados de Ater.

“Hoje não se convence a sociedade da importância da empresa apenas com número de produtores atendidos, mas com indicadores efetivos”, disse Argileu.

 

O organograma está sendo reestruturado com o objetivo de separar a área de desenvolvimento rural e inovação tecnológica da de gestão e negócio da empresa. “Queremos também ter a inovação tecnológica como atribuição da Emater, no sentido de identificar e qualificar demandas de pesquisa e desenvolvimento”, explicou o presidente.

 

Sobre a segurança hídrica do Distrito Federal, a Emater trabalhará em conjunto com a Secretaria de Agricultura (Seagri) e demais órgãos ambientais em um grande programa distrital.

 

Metas dos 120 dias

 

Diante das estratégias apresentadas, são três principais ações que deverão ser executadas:

 

1. Instituir a política e plano distrital de produção orgânica;

2. Instituir o Programa de Boas Práticas Agropecuárias (BPA), em parceria com a Seagri;

3. Colocar em funcionamento o Centro de Capacitação e Comercialização da Agricultura Familiar (CCC), com a inauguração do espaço de comercialização.

 

Para o presidente Argileu Martins, a empresa deverá ser lembrada como instituição essencial para a segurança hídrica do DF e para a produção de alimentos limpos e de qualidade.

 

Redução de custos

 

Diante da demanda do governo por contenção de despesas, o diretor-executivo Rodrigo Marques apresentou as principais medidas que estão sendo tomadas pela Emater.

 

Entre elas estão a revisão de contratos de fornecedores, redução de cota de cópias e impressões de no mínimo 30%, suspensão de substituições em determinados casos, redução de cota de combustível em 34%, elaboração de plano de gestão de frota, gerenciamento contratual da telefonia móvel, movimentação de documentos via e-mail e elaboração de despachos de processos no verso da última folha. Só essa última medida contribuirá para economia de 1.600 folhas apenas na sede.

 

Argileu solicitou compreensão dos empregados neste momento de ajustes financeiros, mas disse que “todo o esforço da diretoria, presidência e demais áreas da sede serão para não deixar o trabalho no campo parar”.

 

Carolina Mazzaro

Assessoria de Comunicação da Emater-DF

 

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br