Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
24/04/18 às 12h10 - Atualizado em 29/10/18 às 11h44

Emater-DF realiza Dia especial de saúde em Sobradinho

 

O evento contou com o recolhimento de embalagens de agrotóxicos e com palestra educativa

 

Mais de 60 agricultores das áreas rurais de Sobradinho participaram, nessa terça-feira (24), do Dia Especial de Saúde do Trabalhador Rural. A ação promovida pela Emater-DF tem o objetivo de identificar se existem pessoas contaminadas por agrotóxicos ou produtos químicos, além de levar à população rural orientações sobre saúde e alimentação.

 

Nesta edição, pela terceira vez consecutiva, a parceria entre a Emater-DF e a Secretaria de Saúde do DF possibilitou ampliar a gama de exames disponibilizados. Além do exame de colinesterase plasmática, que detecta a contaminação por agrotóxicos, os agricultores puderam fazer hemograma, glicemia, função renal (ureia e creatinina), função hepática (TGO e TGP) e lipidograma.

 

A agricultora Lúcia Maria, por exemplo, é produtora de orgânicos no Assentamento Contagem. Há anos ela dispensou o uso de agrotóxicos, mas aproveitou o dia de saúde para acompanhar como anda seu colesterol. Já o agricultor Itamar Gomes, também do Contagem, ainda faz uso de herbicidas e compareceu com o objetivo de acompanhar se tem alguma alteração no seu organismo. “Antes eu não tinha muito cuidado, mas depois de ver algumas pessoas passando mal devido à contaminação com agrotóxicos, passei a me cuidar mais”, disse Itamar.

 

José Bezerra concordou. “A gente precisa se cuidar, eu já fiz o exame uma vez e vim fazer novamente”, explicou o agricultor. Depois de fazer um curso na Emater-DF sobre o assunto, ele conta que aprendeu melhor a tomar os cuidados necessários. “Eu sempre participo de todos os cursos que me orientam”, afirmou José.

 

Após os exames, os agricultores receberam um lanche e participaram de uma palestra com a enfermeira do trabalho Joseane Prestes, da Secretaria de Saúde. Ela deu várias orientações importantes, entre elas destacou o uso do equipamento de proteção individual. “Sabemos que não é confortável, mas é muito importante para evitar uma contaminação” explicou a enfermeira.

 

O dia de saúde contou ainda com a Campanha de Recolhimento de Embalagem de Agrotóxicos. A ação acontece anualmente em diversas unidades da Emater-DF. Esta edição foi organizada pela equipe do escritório de Sobradinho.

 

dia saude2

dia saude3

dia saude

 

Diândria Daia

Assessoria de Comunicação da Emater-DF

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br