Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
16/05/18 às 13h30 - Atualizado em 29/10/18 às 11h44

Emater-DF realiza Dia de Campo sobre produção orgânica de alimentos

 

Agricultores familiares e demais participantes puderam conhecer e tirar dúvidas sobre tecnologias para a área

 

Aconteceu, na manhã dessa terça-feira (15), o dia de campo Manejo de solo e água na agricultura orgânica, no Espaço da Agricultura Familiar da AgroBrasília. Com o objetivo de divulgar as tecnologias voltadas à produção orgânica de alimentos, a atividade tratou dos temas fruticultura orgânica, manejo da fertilidade de solos, uso do controle biológico e sistema agrossilvipastoril orgânico.

 

O presidente da Emater-DF, Roberto Carneiro, participou da abertura do dia de campo e assistiu a todas as estações. “Para mim, esse dia de campo tem duas coisas muito importantes, a primeira é a divulgação de informações técnicas de qualidade por meio de um método simples e didático, que é o dia de campo. A segunda, é observar como temos hoje na Emater-DF técnicos capacitados e envolvidos com a agroecologia e as tecnologias de produção orgânica. Isso engrandece nossa empresa”, disse Roberto.

 

Entre as tecnologias apresentadas, um exemplo é o uso da compostagem laminar para fertilização do solo. Segundo o coordenador do circuito de agroecologia do Espaço da Agricultura Familiar, Rafael Lima, trata-se de uma maneira de facilitar o uso da compostagem. “A vantagem é que o produtor não vai precisar revolver a pilha de composto e nem carregar para a área a ser aplicado”, explicou Lima.

 

Roseli Garcia, coordenadora do Programa de Agroecologia e Produção Orgânica da Emater-DF, esclareceu que não é uma técnica isolada que traz os resultados, mas a soma delas e a adequação à realidade local, que levam a uma produção de qualidade. “Hoje não existe mais diferenças gritantes de padrão comercial entre o produto orgânico e o convencional” disse Roseli. “Com o manejo adequado, investindo nas tecnologias necessárias, o produtor de orgânicos tem resultado igual ou superior em qualidade e em produtividade”, finalizou.

 

A AgroBrasília acontece até sábado (19) no Parque Tecnológico Ivaldo Cenci – BR-251, km 5, núcleo rural PAD-DF (rodovia Brasília – Unaí).

 

diadecampo2

diadecampo5

diadecampo5

 

Diândria Daia

Assessoria de Comunicação da Emater-DF

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br