Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
24/11/15 às 16h34 - Atualizado em 29/10/18 às 11h35

Emater-DF qualifica produtores em Cristalina

 

Produtores dos assentamentos Manacá e São Marcos, além de estudantes do curso de técnico em Agropecuária do Instituto Federal Goiano, em Cristalina (GO), participaram, na última sexta-feira (20) do Dia de Campo de Produção de Leite e Pimenta. O evento foi promovido pela Emater-DF, por meio do escritório local na cidade goiana.

 

Na primeira etapa do evento, os participantes visitaram a propriedade do produtor Adélio Luiz Xavier, no assentamento Manacá. Ele consegue tirar 200 litros de leite por dia — uma excelente média para um produtor familiar — graças às recomendações técnicas repassadas pelos extensionistas da Emater-DF. Manejo sanitário, cuidado com os bezerros, higiene na ordenha e qualidade do produto foram os temas abordados pela médica veterinária Ana Baltar e pelo técnico em agroindústria Paulo Henrique.

 

Já no período da tarde, o agricultor Alex Nunes de Queiroz, que produz pimenta malagueta, foi visitado pelos participantes do dia de campo. O engenheiro agrônomo Adelino Servato relatou os cuidados com a plantação e o controle de pragas feito na propriedade.

 

De acordo com Adelino, tanto a produção de pimenta quanto a leiteira são boas oportunidades de geração de renda para as comunidades da região. “O leite produzido no assentamento é de boa qualidade e comprado por um laticínio que busca o produto de dois em dois dias, o que é uma grande facilidade para os produtores”, explica o agrônomo da Emater-DF. Já a pimenta também tem boa saída, com compradores que vêm de estados como Minas Gerais e São Paulo.

 

Práticas agroecológicas — No sábado (21) foi a vez de produtores dos assentamentos São Marcos e Presidente Lula, também no município de Cristalina, participarem do curso de Práticas Agroecológicas, ministrado pelo engenheiro agrônomo Adelino Servato. Na ocasião, 21 assentados puderam conhecer melhor a técnica de produzir o composto orgânico Bokashi e a calda bordalesa — insumos naturais que ajudam a prevenir vários tipos de pragas e doenças das plantas.

 

A Emater-DF atende a cinco assentamentos em Cristalina, totalizando mais de 560 famílias.

 

 

Assessoria de Comunicação – Emater-DF

 

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br