Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
2/10/17 às 9h58 - Atualizado em 29/10/18 às 11h42

Emater-DF qualifica alunos da Fábrica Social

 

Curso de Produção e Cultivo de Alimentos Saudáveis vai formar 50 pessoas 

 

Um grupo de 50 alunos da Fábrica Social iniciou, na manhã desta segunda-feira (2), um curso de Produção e Cultivo de Alimentos Saudáveis, oferecido pela Emater-DF. Durante seis meses, técnicos da empresa vão compartilhar conhecimentos sobre educação ambiental, segurança alimentar, associativismo e cooperativismo e técnidas de hidroponia — uma modalidade de cultivo que utiliza água como substrato para as plantas.

 

Segundo o extensionista Hélio Lopes, a hidroponia é uma excelente oportunidade de geração de emprego e renda. “A área rural é muito carente de mão de obra. Capacitar esses alunos, que podem se tornar multiplicadores do conhecimento, é o nosso principal objetivo”, explicou Hélio, que vai ministrar as aulas relativas à hidroponia.

 

Na primeira semana do curso, os alunos vão debater temas da educação ambiental. Duas visitas — uma ao Parque Nacional e outra a uma propriedade rural em Brazlândia — deverão reforçar a parte teórica das aulas. A partir da próxima semana, começa a fase da capacitação da hidroponia, incluindo aulas sobre serralheria, com o objetivo de implantar cultivos protegidos.

 

A Fábrica Social é uma escola de qualificação para pessoas em situação de vulnerabilidade social. Existem vários cursos, todos abertos a qualquer pessoas da comunidade — desde que esteja inscrita no Cadastro Único da Secretaria de Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos (Sedestmidh). A ideia é fazer com que, após o curso, os alunos se organizem em cooperativas para ingressar no mercado de trabalho. O curso de Produção e Cultivo de Alimentos Saudáveis é o segundo realizado em parceria da Sedestmidh com a Emater-DF.

 

Rinaldo Costa
Assessoria de Comunicação – Emater-DF

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br