Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
15/10/19 às 9h15 - Atualizado em 17/10/19 às 13h58

Emater-DF promove Semana do Produtor Rural no Gama; veja programação

 

A Emater-DF promove a partir desta quarta-feira (16) a 1ª Semana do Produtor Rural do Gama. O evento, realizado em parceria com a Administração Regional do Gama e a Associação dos Proprietários e Produtores do Núcleo Rural Casa Grande (APNRCG), vai até sábado (19) com uma série de palestras, cursos e até leilão de gado (veja programação completa abaixo).

 

Semana do Produtor da Ceilândia aborda rastreabilidade e energia solar

Produtores e GDF discutem atividade agrícola em conselho

 

As atividades são gratuitas e abertas a produtores do Distrito Federal. Além de compartilhar conhecimento e informações sobre a produção agrícola, o evento promove a integração entre os agricultores e suas famílias. Embora a abertura oficial da semana esteja marcada para esta quarta, o primeiro evento – curso de tratorista ministrado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) – começou no dia 10.

 

O escritório local da Emater-DF atende a cerca de 2,5 mil produtores, que trabalham principalmente com hortaliças, frutas, leite e ovos. As propriedades atendidas ficam nas áreas rurais das regiões administrativas do Gama, Santa Maria e Recanto das Emas.

 

CONFIRA ABAIXO A PROGRAMAÇÃO:

 

16/10 (quarta): Curso de Brigadeiro Gourmet
Horário: 13h30
Local: Sede da APNRCG
A economista doméstica Ana Paula Rosado, da Emater-DF, explica: “gourmet” é todo alimento preparado com ingredientes especiais. Pensando nisso, ela desenvolveu três receitas que, além de terem um maior valor nutricional, podem gerar renda para o produtor: brigadeiro de abóbora, de capim-santo e de café. “Com esses doces, o produtor pode ganhar dinheiro, além de economizar em festas e eventos”, aponta.

 

16 e 17/10 (quarta e quinta): Curso de Piscicultura Básica
Horário: 8h
Local: Granja do Ipê – Setor de Mansões Park Way, Estrada Parque do Ipê – entrada pela Quadra 26
Durante os dois dias da atividade, o zootecnista Fábio Rodrigues, em conjunto com servidores da Granja do Ipê, vão falar sobre a criação de peixes: quais as melhores espécies, como escolher os alevinos, manejo da ração, temperatura e condições da água. A ideia é mostrar a viabilidade de um negócio que tem conquistado bastante espaço entre os produtores do Distrito Federal.

17/10 (quinta): Palestra – Produção de Morangos
Horário: 13h30
Local: Emater-DF / Gama – Quadra 1, AE 1- Gama Norte
Carro-chefe da produção agrícola da região administrativa de Brazlândia, o morango pode ser cultivado com bons resultados em qualquer área do Distrito Federal. É o que pretende mostrar o engenheiro-agrônomo João Ricardo Soares, da Emater-DF. Desde a escolha das mudas e cultivares até a comercialização, todas as etapas do cultivo serão abordadas para os produtores interessados em investir na atividade.

 

18/10 (sexta): Dia Especial – Produção de Abacate
Horário: 8h
Local: Núcleo Rural Vargem da Bênção – BR-060, entre Samambaia e o Recanto das Emas
Em alta no mercado, a fruta tem se mostrado uma boa opção de renda para o agricultor brasiliense. O engenheiro-agrônomo Kleiton Rodrigues vai abordar os diversos aspectos dos tratos culturais — espécies, irrigação, polinização, manejo de podas, pragas e doenças.

 

19/10 (sábado): Leilão de Gado Bovino
Horário: 9h
Local: Embrapa CTZL (Centro de Transferência de Tecnologias de Raças Zebuínas com Aptidão Leiteira) – DF-180, km64, Recanto das Emas-DF
animais de corte e de leite

 

Serviço
1ª Semana do Produtor Rural
de 16/10 a 19/10 (quarta a sábado)
Informações e inscrições:
Emater-DF – Gama: (61) 3556-5223 e 3484-6723
gama@emater.df.gov.br
Acesso livre

 

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br