Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
2/02/17 às 16h14 - Atualizado em 29/10/18 às 11h40

Emater-DF promove alimentação saudável

 

Empresa lança concurso de hortas agroecológicas na região rural do Paranoá. Hortaliças não convencionais podem se transformar em pratos saborosos e nutritivos

 

A Emater-DF lançou, nesta quinta-feira (2), o Concurso de Hortas Agroecológicas na Região do Paranoá. Incentivar o consumo de alimentos seguros e saudáveis, promover a integração entre as famílias das comunidades e dos extensionistas com os agricultores, o desenvolvimento econômico das propriedades, a troca de conhecimento e informação — esses são alguns dos objetivos do concurso.

 

No primeiro momento, o escritório da empresa no Paranoá registrou 15 inscrições de moradores do assentamento Três Conquistas. Nas próximas semanas, outros agricultores devem aderir. O engenheiro agrônomo Carlos Moraes explicou que existem diversas hortaliças não convencionais — como o ora-pro-nobis, por exemplo — abundantes em várias regiões de cerrado e que podem se transformar em alimentos saborosos e nutritivos.

 

De acordo com a gerente da Emater-DF no Paranoá, Maria do Carmo, as hortas serão avaliadas por extensionistas de outras unidades da empresa, além de representantes de entidades parceiras como a Universidade de Brasília (UnB). “Vamos observar itens como diversidade, envolvimento da família, limpeza, organização, conhecimento das plantas e continuidade”.

 

Um concurso de hortas nos mesmos moldes já é realizado pela Emater-DF no assentamento Monjolo (região administrativa do Recanto das Emas), promovido pelo escritório da empresa no Gama, que atende à comunidade.

 

A premiação do concurso deve ocorrer em junho deste ano.

 

Rinaldo Costa
Assessoria de Comunicação – Emater-DF

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br