Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
15/06/18 às 17h30 - Atualizado em 29/10/18 às 11h45

Emater-DF prestigia homenagem ao produtor familiar Chico Paraná

 

 

Pioneiro da área rural de Brazlândia, Chico Paraná recebe o título de Cidadão Honorário de Brasília

 

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (Emater-DF) prestigiou, nesta sexta-feira (15), a sessão solene da Câmara Legislativa do Distrito Federal que concedeu o título de Cidadão Honorário de Brasília ao produtor familiar Chico Paraná. A sessão aconteceu no Núcleo Rural Alexandre de Gusmão, em Brazlândia, na propriedade do homenageado.

 

Francisco José de Carvalho Sobrinho, de 80 anos, conhecido como Chico Paraná, é na verdade natural de Barra da Estiva, na Bahia. O apelido veio do fato de ter morado anos no Paraná, onde conheceu sua esposa Prakceda Jakubowski, com quem é casado há 56 anos. De volta à Brasília, se estabeleceu na atual propriedade, onde produziu hortaliças, frutas, criou peixes, até que se rendeu à produção de flores tropicais.

 

“É uma honra fazer parte de uma história tão bonita”, disse Roberto Carneiro, presidente da Emater-DF, que acompanhou a luta dessa família antes mesmo de ser extensionista rural e atuar na região, onde teve a oportunidade auxiliar tecnicamente a produção familiar de Chico Paraná, assim como outros extensionistas da empresa, como a agrônoma Magali Fortes e atualmente o gerente da unidade da Emater em Alexandre Gusmão Hélio Lopes.

 

O governador Rodrigo Rollemberg participou da solenidade. “Esse reconhecimento é pela referência que é para todos nós, de luta pelo campo e pela ocupação regular das nossas áreas rurais”, disse Rollemberg.

 

“Seu empreendedorismo resolve aqui um problema que é nacional, o problema da sucessão rural. Mas aqui eu vejo Kiko, Márcia, Rosany vivendo e sustentando suas famílias com dignidade nesse lugar”, parabenizou o secretário de agricultura Argileu Martins, fazendo referência ao envolvimento de toda a família na atividade rural.

 

A concessão do título de Cidadão Honorário de Brasília ao produtor familiar Chico Paraná foi proposta pelos deputados Wasny de Roure e Renato Andrade. Estiveram presentes à homenagem o deputado Augusto Carvalho, o diretor da Adasa Israel Pinheiro Torres, além de amigos, produtores e diversas autoridades.

 

Diândria Daia

Assessoria de Comunicação da Emater-DF

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br