Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
9/03/20 às 16h25 - Atualizado em 13/03/20 às 11h19

Emater-DF participa do projeto Ceasa nas Escolas, Escolas na Ceasa

Crianças visitaram as instalações da Ceasa, na manhã desta segunda-feira (9)

 

Aproximadamente 30 crianças, estudantes do Colégio Mackenzie, participaram na manhã desta segunda-feira (9) da abertura do projeto Ceasa nas Escolas, Escolas na Ceasa. A proposta, que ainda é um piloto, vai abarcar alunos de escolas públicas e particulares, com objetivo de promover práticas alimentares saudáveis.

 

Emater e Ceasa apostam em parceria no programa Ceasa nas Escolas

 

O projeto também prevê a desmitificação do descarte de cascas, talos e sementes, apresentando formas de fazer o aproveitamento integral dos alimentos. Iniciado em 2019, o projeto também busca conscientização na separação dos lixos para a compostagem dos resíduos orgânicos.

 

“O objetivo aqui é levar conhecimento sobre a natureza, saber como as coisas são adquiridas na Ceasa. Daqui saem todos os produtos que são produzidos em Brasília”, afirmou o presidente da Ceasa-DF, Onélio Teles. Presente no evento, a presidente da Emater-DF, Denise Fonseca, destacou a importância do trabalho conjunto com a Ceasa, Seagri-DF e a Associação de Empresários da Ceasa-DF (Assucena).

 

A presidente da Emater-DF, Denise Fonseca, explicou aos alunos a importância do sistema agricultura

 

“É uma felicidade para a Emater-DF participar desse projeto. É um aprendizado para a vida. Essas crianças vão saber como funciona o trabalho de produção dos alimentos e a importância das frutas e hortaliças para uma alimentação saudável”, ressaltou.

 

Idealizadora do projeto, a presidente da Assucena, Regiany Verbena, explicou que o foco da proposta é mostrar para as crianças a importância de uma alimentação saudável. “A gente viu a importância das crianças saberem a origem dos alimentos. Hoje a gente está debatendo tanto a questão da rastreabilidade e tem gente que não sabe de onde vêm as coisas. Tem gente que não sabe o que tá levando para a mesa. As crianças também não sabem”, explicou.

 

O secretário de Agricultura, Luciano Mendes, falou sobre a entrega de agricultores do DF para a alimentação escolar e ressaltou a importância de valorização da agricultura local. “Todas as escolas do Distrito Federal recebem algum tipo de alimento que é produzido pelos agricultores daqui, da capital, e da Ride. Isso é motivo de orgulho. Muitos ainda desconhecem essa riqueza e não valorizam”, afirmou.

 

Estudantes ouviram explicações sobre o valor nutricional de sucos funcionais

 

A equipe de nutrição da Emater-DF auxiliou oferecendo sucos funcionais às crianças e também informações nutricionais das frutas e vegetais. Durante o evento desta manhã (9), os estudantes passaram por um tour guiado na Ceasa, pelo Mercado Livre do Produtor (Pedra), pelo Banco de Alimentos e, em seguida, pelo Centro de Capacitação Tecnológica e Desenvolvimento Rural da Emater-DF (Centrer).

 

Também estiveram presentes o chefe-geral da Embrapa Hortaliças e pesquisador de leguminosas, Warley Nascimento, a presidente da presidente da Associação dos Produtores de Hortifrutigranjeiros do DF e Entorno (Asphor), Sandra Vitoriano, e representantes do Banco de Brasília e do Colégio Mackenzie.

 

A Emater-DF
Empresa pública que atua na promoção do desenvolvimento rural sustentável e da segurança alimentar, prestando assistência técnica e extensão rural a mais de 18 mil produtores do DF e Entorno. Por ano, realiza cerca de 150 mil atendimentos, por meio de ações como oficinas, cursos, visitas técnicas, dias de campo e reuniões técnicas.

 

 

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br