Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
21/05/18 às 14h16 - Atualizado em 29/10/18 às 11h44

Emater-DF participa do Dia de Campo de Integração Lavoura Pecuária Floresta

 

Na ocasião foi apresentado o sorgo colombiano, forrageiro gigante para produção de silagem

 

Mais de 200 pessoas entre estudantes, produtores rurais, consultores e técnicos participaram do Dia de Campo de Integração Lavoura Pecuária Floresta, na AgroBrasília, na última sexta-feira (18). Na abertura do evento, o extensionista rural Marconi Borges, representando a Emater-DF, deu as boas vindas a todos e destacou a importância da parceria para a organização do encontro.

 

Realizado pela Embrapa em parceria com a Emater-DF e promovido pela Coopa-DF com o apoio de diversos parceiros, o dia de campo mostrou as tecnologias utilizadas para cobertura no sistema de Integração Lavoura Pecuária e Floresta e a viabilidade econômica do sistema.

 

Conduzida pelo pesquisador do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), Ademir Calegari, a estação sobre plantas de cobertura em sistemas integrados mostrou como um solo sem cobertura adequada perde nutrientes e assim a sua capacidade produtiva. As plantas de cobertura protegem da erosão e contribuem para o aumento da fertilidade. “A matéria orgânica do solo é que regula essa fertilidade química, física e biológica do solo”, explicou o pesquisador.

 

Já a estação que tratou sobre a importância das forrageiras como planta de cobertura na ILP, ministrada pelo pesquisador da Embrapa Robélio Marchão mostrou os tipos de forrageiras e o papel das raízes dessas gramíneas na proteção do solo.

 

A tecnologia ILPF também contribui para a melhoria do bem estar animal, devido ao conforto térmico produzido pelas áreas de sombreamento das espécies arbóreas inclusas no sistema. Na terceira estação do dia de campo a pesquisadora da Embrapa Isabel Ferreira mostrou como a existência de áreas de sombra na pastagem beneficiam os animais e refletem em um aumento de produtividade.

 

Na estação sobre viabilidade econômica em ILPF, o pesquisador Júlio Cesar dos Reis, da Embrapa, fez a comparação da produtividade entre uma fazenda com ILP implantado, a média geral da região e uma fazenda representativa da região e demonstrou que o sistema é viável e vantajoso.

 

A integração Lavoura Pecuária Floresta é uma estratégia tecnológica que integra atividades agrícolas, pecuárias e florestais realizadas na mesma área, em cultivo consorciado, em sucessão ou rotação de culturas.

 

ILPF marconi

ILPF Calegari

ILPF conforto

ILPF marchao

ILPF viabilidade

 

Diândria Daia

Assessoria de Comunicação da Emater-DF

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br