Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
7/12/19 às 11h24 - Atualizado em 7/12/19 às 11h24

Emater-DF participa de entregas da Ceasa em evento com o governador

Governador do DF participou da solenidade e andou pela Ceasa     –         Foto: Renato Alves/Agência Brasília

 

Ao lado do governador Ibaneis Rocha e do vice Paco Britto, do presidente da Ceasa, Wilder Santos, e do Secretário de Agricultura, Dilson Resende, a presidente da Emater-DF, Denise Fonseca, participou da solenidade de entregas de ações da Ceasa-DF. Além da reabertura do Mercado do Peixe e da inauguração do novo pavilhão de comercialização, foi divulgado o edital de licitação para ocupação dos boxes e anunciado o lançamento de edital para Parceria Público Privado (PPP) para a construção do Mercado Central de Brasília.

 

Em celebração de 47 anos, Ceasa anuncia construção de acesso de veículos para a Estrutural

Entidades assistenciais aprendem a combater desperdício em curso no Banco de Alimentos

 

Durante o evento, o governador, que andou pela Ceasa, ressaltou a importância do local e da reabertura do Mercado de Peixes, que estava fechado desde 2017. “Esse mercado do peixe é uma grande obra, sim, porque recoloca os produtores dessa cidade no mercado. Nós temos hoje condições, a partir daqui e com as ampliações que serão feitas, de abastecer todo o mercado do Distrito Federal. Nós temos pescado de qualidade, terras em condições e água na grande maioria das nossas regiões”, afirmou. Atualmente, o DF é o terceiro maior consumidor de pescados no país.

 

O Mercado do Peixe, localizado na Ceasa,  estava desativado desde 2017

 

Em seu discurso, o presidente da Ceasa destacou a importância de parcerias e do serviço conjunto com a Emater, Seagri e outros órgãos e entidades. “A Emater está sempre presente e aqui tem um posto dentro da Ceasa, que compõe com a gente esse governo. É importante essa parceria para fazer uma Ceasa cada vez melhor”, ressaltou, antes de apresentar as ações e o funcionamento da Ceasa ao governador. 

 

O secretário de Agricultura, Dilson Resende, afirmou que o governo tem feito muito em apenas um ano. “Estamos resgatando a importância da Ceasa no mercado hortifrutigranjeiro do Distrito Federal.” Ele também destacou o lançamento da PPP do mercado central, anunciado nesta quinta-feira (5). “Trazendo o mercado central, a gente vai transformar cada vez mais essa área em um ponto turístico ”, disse.

 

Pavilhão B10

O Pavilhão B10 é composto por seis boxes com aproximadamente 300m², cada. Foram projetados visando a sustentabilidade e a tecnologia. Será utilizada iluminação de LED e uma estrutura para o reúso de água, destinada para irrigação e combate a incêndio, gerando economia energética e preservando o meio ambiente. Além disso, os boxes possuem estrutura para construção de painel de energia fotovoltaica.

 

Governador andou pelo novo pavilhão de comercialização inaugurado pela Ceasa

 

Selo Arte

A solenidade também contou com a entrega do Selo Arte para três agroindústrias de produtos artesanais: Vale das Ovelhas, Queijaria Artesanal Compana e Kero Mais. Todas produtoras de queijos artesanais do Distrito Federal e que atendem às boas práticas agropecuárias e de fabricação dos alimentos. O Selo Arte foi instituído pela Lei Federal nº 13.680, de 14 de junho de 2018, e foi regulamentado esse ano pelo Decreto nº 9918, de 18 de julho de 2019.

 

A regulamentação permite que os produtos artesanais que possuem o Selo Arte possam ser comercializados em todo o território nacional sem a necessidade do selo de inspeção federal. Com esse selo, as agroindústrias vão poder alcançar novos mercados, auxiliando na comercialização e agregando valor aos seus produtos.

 

*Com informações da Ceasa-DF

 

A Emater-DF
Empresa pública que atua na promoção do desenvolvimento rural sustentável e da segurança alimentar, prestando assistência técnica e extensão rural a mais de 18 mil produtores do DF e Entorno. Por ano, realiza cerca de 150 mil atendimentos, por meio de ações como oficinas, cursos, visitas técnicas, dias de campo e reuniões técnicas.

 

 

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br