Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
6/02/18 às 16h19 - Atualizado em 29/10/18 às 11h43

Emater-DF participa da Colônia de Férias Ambientalmente Divertida do Produtor de Águas

 

A ação de educação ambiental no Núcleo Rural Santos Dumont, em Planaltina, contou ainda com a assinatura de 15 novos contratos do Produtor de Águas na região

 

O Núcleo Rural Santos Dumont, em Planaltina, recebeu na última sexta-feira (2) a Colônia de Férias Ambientalmente Divertida. O evento, organizado pelos parceiros do programa Produtor de Águas levou para as crianças brincadeiras educativas sobre economia de água, poluição e descarte de lixo. Durante o evento, quinze produtores da região assinaram o contrato de adesão ao programa. Ao total, são 37 produtores do Santos Dumont que já aderiram ao programa ou estão em processo.

 

A gerente do escritório da Emater-DF em Planaltina, Bruna Beleosoff, acredita que o projeto veio em boa hora para a comunidade. “É uma região sensível à questão da água, que sofre na época da seca e precisa de um trabalho de conservação”, afirma a gerente. O Núcleo Rural Santos Dumont conta com 86 propriedades abastecidas basicamente pelo Canal Santos Dumont, que capta água do Ribeirão Pipiripau. “É uma alternativa de trabalhar a questão ambiental, conservação e preservação de uma maneira natural, sem imposições e fazendo uma verdadeira educação ambiental”, acredita Bruna.

 

A Emater-DF já tem feito um trabalho com enfoque na questão hídrica na região. Em 2017, foram revestidos com lona 20 reservatórios no Santos Dumont. A ação reduz a perda de água para o ambiente e diminui a necessidade de captação. “O planejamento é revestir mais 20 outros reservatórios em 2018”, afirma Bruna. Também foi realizado a construção dos chamados baciões para melhorar a infiltração de água no solo e conservar as estradas. “O próximo passo é implantar o manejo de irrigação com base no uso racional da água” planeja a gerente, que já iniciou o trabalho em uma propriedade piloto.

 

Na colônia de férias estiveram presentes cerca de 60 crianças, que participaram de brincadeiras educativas como a pescaria de lixo separando da maneira correta, a caça ao foco de mosquito da dengue, amarelinha sobre economia de água, além da oficina sobre escovação dos dentes e de ouvirem a história sobre o ciclo da água. A Emater-DF ofereceu uma oficina de artesanato em tecidos para as mães. As crianças também ganharam medalhas e lanche ao final.

 

Para a produtora Sandra Kikuchi, presidente da Associação de Usuários do Canal de Abastecimento de Água do Núcleo Rural Santos Dumont (Aucasdu), o evento foi um sucesso e o projeto veio ao encontro de uma necessidade da região. “A disponibilidade de água vem diminuindo dia após dias e nada melhor do que ensinar desde crianças a importância de se preservar”, diz Kikuchi.

 

Dumont parceiros

Dumont cacadengue

Dumont oficinatecido

Dumont assinatura

 

Diândria Daia

Assessoria de Comunicação da Emater-DF

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br