Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
17/04/19 às 14h11 - Atualizado em 24/04/19 às 16h12

Emater-DF oferece curso de gestão para agroindústrias


Sônia Cascelli (de colete verde) orienta os visitantes sobre os cuidados na
área externa do 
empreendimento familiar

 

 

Ilneia Barros possui uma propriedade no núcleo rural Alexandre de Gusmão (região administrativa de Brazlândia), onde cultiva banana, maracujá, goiaba e outras frutas. A agricultora pretende juntar seus conhecimentos em produção de doces para montar uma pequena fábrica. Pensando nisso, ela se inscreveu na Capacitação em Gestão e Qualificação para Agroindústria, oferecido pela Emater-DF. Dividida em seis módulos, a atividade se encerrou nesta terça-feira (16), com uma visita à indústria de embutidos Maldaner — uma empresa familiar localizada no núcleo rural Jardim (RA Paranoá). Ilneia ficou bastante satisfeita com o curso e agora almeja investir para fortificar seu negócio. “Aprendi muito com a Emater”, comemora.

 

De acordo com a extensionista rural Sônia Cascelli, coordenadora do curso, o objetivo da Emater-DF é aperfeiçoar o conhecimento daqueles que pretendem fundar agroindústrias e, assim, garantir que os alimentos produzidos no Distrito Federal sejam cada vez mais seguros e saudáveis. “Essa qualificação, que dura quarenta horas, é uma das exigências legais para que o empreendedor rural obtenha a permissão de produzir e comercializar”, explica Sônia.

 

Requisitos básicos de um empreendimento rural, noções de mercado, adequações ambientais, crédito rural, microbiologia dos alimentos, ferramentas de gestão, custos de produção e casos de sucesso no empreendedorismo foram os temas abordados durante o curso. “Oferecemos uma qualificação bem completa, englobando todos os aspectos da produção e mostrando como um pequeno empreendimento pode ser viável”, explica Sônia.

 

Durante a visita técnica desta terça-feira, a extensionista da Emater-DF apresentou, junto com o proprietário da agroindústria, Emílio Maldaner, as principais características de um empreendimento modelo — todos os cuidados com higienização e sanitização desde o recebimento dos alimentos até o momento da embalagem.

 

Pioneirismo — Em 1988, a família Maldaner chegou a Brasília e se instalou no núcleo rural Jardim II. Oriundos do Rio Grande do Sul, dez anos mais tarde, eles começaram a produzir salames seguindo a tradição sulista de descendentes europeus. Com apoio da Emater-DF, montaram a agroindústria, que foi a primeira a obter o registro com base na lei distrital que regulamenta o processamento artesanal de alimentos, em 2011. A história foi resumida pela administradora Denise Maldaner — filha dos proprietários — que hoje, aos 29 anos, se prepara para assumir o negócio familiar.

 

 

Emílio Maldaner (de boné) explica para os participantes do curso como fez para
adequar sua agroindústria à legislação e às boas práticas de higiene e sanitização

 

 

Rinaldo Costa
Assessoria de Comunicação – Emater-DF

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br