Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
7/08/19 às 17h04 - Atualizado em 7/08/19 às 17h04

Emater-DF oferece curso de boas práticas para empreendedores de agroindústrias

 

Primeira aula do curso de Boas Práticas de Fabricação reuniu 30 participantes

 

A Emater-DF iniciou nesta quarta-feira (7), no Centro de Capacitação e Comercialização (CCC), na Ceasa-DF, o primeiro módulo do curso de Boas Práticas de Fabricação (BPF), voltado a produtores e trabalhadores rurais. O curso teve a participação de 30 produtores.

 

Atualmente, mais de 60 empreendimentos agroindustriais produzem alimentos como pães, bolos, doces, geleias, licores, conservas, molhos, queijos, iogurtes e embutidos. Para garantir a qualidade dos alimentos, a Emater-DF oferece esse curso duas vezes por ano.  De acordo com a engenheira de alimentos Milena Oliveira, uma das coordenadoras do curso, a atividade é exigência da legislação para o empreendedor que deseja montar uma agroindústria.

 

“Nossas aulas abordam todo o processo de produção do alimento: desde o recebimento do material até a entrega do produto, passando pela manipulação dos ingredientes. Todos os detalhes são analisados”, explica. Milena acrescenta que, independente do registro do negócio junto às autoridades sanitárias, o produtor enriquece o conhecimento. “São informações muito úteis sobre o manejo dos alimentos”, reforça.

 

Controle total

Com a qualificação, os participantes são capazes de adotar todos os procedimentos para ter controle total do processo, identificar pontos críticos, realizar planos de ação para sanar falhas e, assim, oferecer um alimento seguro e saudável para o consumidor brasiliense.

 

Higiene, sanitização, fluxograma de produção, perigos físicos químicos e biológicos, armazenamento, transporte, rastreabilidade e legislação são alguns dos temas abordados. O curso, que possui seis módulos, encerra com uma visita técnica a uma agroindústria modelo. As atividades ocorrem todas as quartas e vão até o dia 11 de setembro.

 

 

 

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo de Brasília

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br