Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
19/09/17 às 9h22 - Atualizado em 29/10/18 às 11h42

Emater-DF oferece curso de Boas Práticas de Fabricação

 

Aulas são ministradas a empreendedores rurais que já possuem ou pretendem implantar agroindústrias

A manipulação correta é uma das etapas mais importantes produção de alimentos. Para orientar os agricultores e empreendedores rurais, existem diversas leis e regras, expressas nas Boas Práticas de Fabricação (BPF). Esse é o tema da capacitação oferecida pela Emater-DF a cerca de 20 produtores que já possuem ou pretendem implantar agroindústrias. Nesta terça-feira (19), ocorreu o primeiro de seis módulos do curso, que está sendo realizado uma vez por semana no Centro de Capacitação e Comercialização (CCC) da Ceasa-DF.

 

Segundo a extensionista Sônia Cascelli, coordenadora do programa de Agroindústria da Emater-DF, o curso tem como objetivo capacitar os empreendedores. “Desde que começamos a ministrar essas aulas, em 2009, já tivemos retornos muito positivos de produtores que passaram a economizar e otimizar a produção”, aponta Sônia.

 

Higiene na manipulação, fluxograma de processamento e legislação são alguns dos temas abordados nas aulas. A última etapa, no dia 24 de outubro, será uma visita a uma agroindústria. Sônia acredita que esse tipo de orientação é importante não só para os produtores, mas também para toda a sociedade. “Aplicar as boas práticas significa reduzir custos e colocar no mercado um produto de alta qualidade. Além de atender à legislação, a renda do produtor aumenta, ele pode contratar mais funcionários e crescer, o que dinamiza a economia do DF”, explica.

 

Rinaldo Costa
Assessoria de Comunicação – Emater-DF

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br