Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
17/12/18 às 9h56 - Atualizado em 17/12/18 às 10h00

Emater-DF incentiva alimentação saudável

Rico em proteínas, gordura saudável, de sabor leve e suave: o peixe é um dos alimentos tradicionais da culinária brasileira, mas ainda tem bastante espaço para conquistar mais paladares. Sempre com foco em incentivar a segurança alimentar da população, a Emater-DF participou, neste fim de semana, da BrazPeixe – evento promovido pela Secretaria Especial de Aquicultura e Pesca (Seap) do governo federal e que reuniu centenas de pessoas em Brazlândia. A programação incluiu shows, campeonato de pesca, gastronomia e oficinas técnicas.

 

O coordenador do Programa de Piscicultura da Emater-DF, Adalmyr Borges, explica que Brasília é o terceiro maior consumidor de pescado no país, atrás somente de São Paulo e Rio de Janeiro. “Esse mercado é bastante atrativo para a criação de peixes na nossa região e a Emater-DF tem trabalhado para incentivar e capacitar os produtores para essa atividade”, observa o médico veterinário.

 

No Distrito Federal são aproximadamente 400 piscicultores, com área total de 120 hectares (1,2 milhão de metros quadrados). Desse total, 90% se dedicam à criação de tilápias, devido à popularidade da espécie, que possui características como rápido crescimento e alta qualidade da carne. A produção alcança 800 toneladas por ano.

 

Culinária — Dentre as atividades que atraíram a atenção do público na BrazPeixe, destacaram-se as oficinas de gastronomia promovidas pela Emater-DF. No domingo à tarde, o público pôde ver de perto o preparo de um bobó de camarão, tradicional iguaria da culinária baiana, e um ceviche de tilápia, receita da cozinha peruana. A nutricionista da empresa, Danielle Amaral, e a economista doméstica Cláudia Freitas mostraram como é simples fazer os dois pratos.

 

Danielle aproveitou a ocasião para falar sobre as vantagens do peixe na dieta. “A tilápia, como a maioria dos peixes, é rica em ômega 3, uma gordura saudável e que reduz o colesterol ruim. Além disso, é uma carne branca, de fácil digestão, com uma proteína de alta qualidade, absorvida de forma integral pelo organismo”, discorreu.

 

 

 

 

 

Rinaldo Costa
Assessoria de Comunicação – Emater-DF

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo de Brasília

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br