Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
6/06/19 às 17h01 - Atualizado em 6/06/19 às 17h01

Emater-DF faz exames de sangue e orienta produtores da Taquara sobre intoxicação

Trabalhador rural passa por exame de saúde no Núcleo Taquara, no Distrito Federal

 

O Dia Especial de Saúde do Trabalhador Rural na Taquara, região de Planaltina DF, reuniu cerca de 40 produtores no escritório regional da Emater-DF na Taguara, nesta quarta-feira (5). Durante a manhã, os agricultores fizeram exames de sangue e assistiram à palestra sobre medidas de prevenção contra intoxicação.  A iniciativa, realizada anualmente com objetivo de acompanhar de perto a saúde dos trabalhadores, é uma parceria entre a Emater e a Secretaria de Saúde do Distrito Federal.

 

Além do exame toxicológico, também serão analisado os resultados de hemograma, função hepática (TGO/TGP), função renal (uréia e creatinina), lipidograma (colesterol e triglicerídeos), glicemia de jejum e TSH (que verifica níveis do hormônio estimulante da tireoide e colinesterase plasmática). Após cerca de 30 dias, será marcado novo retorno dos agricultores para entrega dos exames e, em caso de alterações, encaminhamentos para tratamentos.

 

Entidades assistenciais aprendem a combater desperdício em curso no Banco de Alimentos

Dia de Campo da Emater reúne 88 produtores e interessados no mercado de flores

Projeto qualifica trabalhador do campo e cria banco de oportunidades voltadas para área rural

 

Para a extensionista da Emater Catia Regina, a ampliação dos exames oferecidos aos produtores tem levado segurança e qualidade de vida ao campo. “Antigamente a gente só via a parte de organofosforados e carbamatos, que são referentes à parte toxicológica. Hoje, a secretaria já oferece um hemograma completo, a parte de creatinina, exame de fígado”, explicou.

 

O produtor Valdeci Ataíde faz exame de sangue para verificar eventuais contaminação

 

O trabalho da Emater tem sido fundamental para que o número de casos de intoxicação entre produtores não seja maior. No último ano, de acordo com a extensionista, das 90 coletas realizadas, houve apenas um caso de irregularidade nos exames referente à aplicação de agrotóxicos.

 

“Para a gente que está no dia a dia mexendo com produtos agressivos, é importante esse acompanhamento, até para saber quando a gente estiver no limite do uso”, ponderou Valdeci de Sousa Ataíde, agricultor do Núcleo da Jiboia.  Participante assíduo das palestras e eventos que a Emater realiza, Ataíde trabalha com agricultura há cerca de 20 anos, comercializando produtos para a Ceasa-DF e feiras em Brasília.

 

Prevenção à intoxicação

Na palestra realizada pela enfermeira do trabalho do Centro de Informação e Assistência Toxicológico (Ciat) do DF Joseane Souza, foram repassadas orientações sobre como prevenir intoxicação com produtos de limpeza, medicamentos e produtos químicos utilizados no campo. Também foram orientados sobre como agir em caso de picadas de cobra ou escorpião. Em caso de intoxicação ou picada por bichos venenosos, Joseane recomendou que os produtores entrem em contato com o Ciat pelo número 0800 644 6774.

 

A enfermeira do trabalho Joseane Souza orienta produtores sobre prevenção contra intoxicação

 

 

Equipamentos de proteção

Na região, a Emater também faz, junto aos produtores, um trabalho de orientação sobre a importância da utilização dos equipamentos de proteção individual (EPI), como calça, camisa de manga comprida, máscara e luva. “A intoxicação não se dá somente através da pele, mas também pela respiração”, pondera a extensionista, que ressalta a importância do trabalho de orientação.

 

Maria das Graças Nascimento mora na Taquara desde 1992, quando começou a plantar hortaliças. De acordo com ela, todo ano está presente na realização dos exames e nunca teve alteração, mas ressalta que utiliza os equipamentos de proteção sempre e segue a risca as orientações da Emater e da Cooperativa em que é associada.

 

“Para gente que mexe com essa produção, acaba tendo que ter muito cuidado com a saúde. A Emater cobra muito da gente. Toda vez está organizando esse tipo de evento, vendo se a gente está usando o produto da forma certa, os equipamentos de proteção”, declarou.

 

 

A Emater-DF

Empresa pública que integra o Sistema Agricultura do Distrito Federal junto com a Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural e a Ceasa. A Emater atua na promoção do desenvolvimento rural sustentável e da segurança alimentar, prestando assistência técnica e extensão rural a mais de 18 mil produtores do DF e Entorno. Por ano, realiza cerca de 120 mil atendimentos, por meio de ações como oficinas, cursos, visitas técnicas, dias de campo e reuniões técnicas.

 

 

 

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br