Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
21/11/19 às 11h55 - Atualizado em 21/11/19 às 16h53

Emater entrega certificados a reeducandos da Funap por participação em curso

Rodrigo Teixeira, representando a diretoria da Emater-DF, fala aos participantes do curso

 

A Emater-DF entregou 23 certificados a reeducandos da Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso do Distrito Federal (Funap) que participaram de curso de atividades agrícolas ministrado pela empresa. A proposta foi capacitar os internos para trabalhar na fazenda que a Funap mantém em Brasília e ampliar as chances de recolocação dos reeducandos no mercado de trabalho.

 

“Muitos ainda não têm consciência que o trabalho é transformador, então se a ressocialização quer transformar vidas, a gente tem que incentivar o trabalho”, afirmou a diretora-executiva da Funap, Deuselita Martins.

 

O curso promovido pela Emater-DF teve oito encontros, totalizando 32 horas de aula, nas quais os internos tiveram noções sobre instalação, criação e manejo na avicultura, bovinocultura e suinocultura, além de aulas de irrigação e de agroecologia, onde aprenderam a fazer compostagem.

 

“A gente entende que essa capacitação é importante e hoje no campo existe uma oportunidade boa para empregos, pois demanda muita mão de obra”, afirmou o gerente regional Rodrigo Teixeira, representando a direção da Emater-DF.

 

Os internos da Funap construíram, nos cursos de marcenaria da entidade, caixas de madeira para criação de abelhas. As caixas foram doadas à Emater-DF, que foram utilizadas por agricultores atendidos pela empresa em cursos de capacitação em apicultura.

 

Teixeira colocou a Emater-DF à disposição para manter e fortalecer a parceria com a Funap.  “Essa parceria está cada dia mais profissional e tem rendido ganhos mútuos. É o que chamamos de parceria ganha-ganha”, afirmou o representante da direção da Emater-DF.

 

Interno agradece oportunidade de realizar atividades que podem facilitar a reinserção à sociedade

 

“Isso pra mim é um sonho, ter a oportunidade de quando eu sair daqui ter como recomeçar com dignidade, apesar do preconceito que sabemos que a gente vai passar, mas vai fazer a diferença pra mim e pra cada um aqui”, agradeceu um dos internos. “Eu agradeço de coração”, disse outro interno à diretora-executiva da Funap, Deuselita Martins.

 

Funap

A Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso do Distrito Federal desenvolve projetos e programas sociais nas áreas da educação, cultura, capacitação profissional e do trabalho para as pessoas que se encontram presas, contribuindo para sua inclusão social.

 

 

A Emater-DF

Empresa pública que atua na promoção do desenvolvimento rural sustentável e da segurança alimentar, prestando assistência técnica e extensão rural a mais de 18 mil produtores do DF e Entorno. Por ano, realiza cerca de 120 mil atendimentos, por meio de ações como oficinas, cursos, visitas técnicas, dias de campo e reuniões técnicas.

 

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br