Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
7/10/19 às 12h25 - Atualizado em 7/10/19 às 12h25

Emater-DF e Seagri ouvem demandas de moradores do Núcleo Rural Barra Alta

 

Reunião da Emater-DF e Secretaria de Agricultura com lideranças comunitárias da Barra Alta

 

A presidente da Emater-DF, Denise Fonseca, o diretor-executivo, Antonio Dantas, e o secretário-executivo da Secretaria de Agricultura, Luciano Mendes, se reuniram na última sexta-feira (4) com lideranças do Núcleo Rural Barra Alta, em Planaltina, para conhecer as necessidades dos agricultores e moradores da região.

 

Assentamentos 1º de Julho e Nova Camapuã recebem visita da direção da Emater-DF
Governo e produtores buscam soluções para demandas de assentamento

Emater-DF incentiva criação de aves no Assentamento Contagem

Agrofloresta é tema de oficina em assentamento

 

No início da reunião, a ex-presidente da Associação dos Produtores Rurais, Moradores e Artesãos da Barra Alta (Aproalta), Maria Estela Barbosa Barreto, fez um relato da evolução da comunidade nas últimas décadas. Atualmente, a Barra Alta tem cerca de 170 moradores. “Nossa luta aqui é antiga”, afirmou.

 

A direção da Emater-DF se comprometeu a ceder um veículo para uso do Corpo de Bombeiros em aulas e cursos de saúde preventiva na comunidade, uma das reivindicações dos moradores da Barra Alta. Denise Fonseca também se comprometeu a disponibilizar um servidor da assessoria da Emater-DF para ajudar na elaboração de espelho de emenda parlamentar para que a comunidade possa solicitar a deputados distritais recursos para investimentos na região.

 

O diretor Antonio Dantas e a presidente Denise Fonseca conversam com moradores do núcleo rural

 

Outro compromisso que a direção assumiu é manter conversas com a Caesb para a reativação de poços artesianos públicos já existentes na comunidade, cuja gestão é feita pelo órgão. Dos oito poços da região, apenas um está em operação – os demais necessitam de limpeza, pequenos reparos e instalação de equipamentos, como bombas e tubulação, para atender as necessidades dos moradores.

 

Outra demanda da comunidade é a instalação de iluminação pública junto aos equipamentos públicos instalados no bairro. Além da segurança, a medida amplia o acesso dos moradores a serviços na Barra Alta.

 

O secretário-executivo da Seagri, Luciano Mendes, disse que o órgão vai fazer a correção das curvas de nível, outra demanda dos produtores e moradores. As curvas de nível são importantes na agricultura porque auxiliam na infiltração da água da chuva, reduzindo a ocorrência de erosão e permitindo ao produtor um melhor aproveitamento do terreno. Segundo Mendes, a correção das curvas deve ser feita até o final deste mês.

 

O extensionista Lucas Máximo, a líder comunitária Maria Estela e a presidente Denise Fonseca

 

A presidente da Emater, Denise Fonseca, afirmou que a empresa sempre fará o que estiver a seu alcance para levar melhorias aos produtores. “Mesmo nas questões que não são diretamente relacionadas à Emater, como a dos poços artesianos e a de iluminação pública, a empresa pode fazer gestão junto a outros órgãos para tentar que a comunidade tenha suas demandas atendidas”, afirmou.

 

“Nós estamos de portas abertas para atender, sempre que possível, as demandas das comunidades rurais, buscando soluções para seus problemas e incentivando a participação dos moradores em alternativas para a melhoria constante das condições de vida de nossos produtores e suas famílias”, disse.

 

“A Emater é um canal extraordinário para a nossa voz chegar mais longe”, disse o presidente da Associação dos Produtores Rurais, Moradores e Artesãos da Barra Alta (Aproalta), Carlos Roberto de Oliveira Júnior. O extensionista da Emater-DF Lucas Pacheco Máximo de Almeida, que organizou a reunião com a comunidade, considerou o encontro positivo. “A gente vai tentando resolver os problemas para que a vida das pessoas melhore”, afirmou.

 

 

A Emater-DF

Empresa pública que atua na promoção do desenvolvimento rural sustentável e da segurança alimentar, prestando assistência técnica e extensão rural a mais de 18 mil produtores do DF e Entorno. Por ano, realiza cerca de 120 mil atendimentos, por meio de ações como oficinas, cursos, visitas técnicas, dias de campo e reuniões técnicas.

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo de Brasília

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br