Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
20/09/16 às 15h12 - Atualizado em 29/10/18 às 11h39

Emater-DF e MDS firmam parcerias para projetos de agricultura urbana e abastecimento de água

 

A ampliação de convênios já existentes e novas parcerias para as áreas de Agricultura Urbana e o abastecimento de água das comunidades rurais de várias regiões do Brasil foram acertadas, na tarde desta terça-feira, 20, na reunião entre o presidente da Emater-DF e da Asbraer, Argileu Martins, o secretário Nacional de Segurança Alimentar do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), Caio Rocha e a presidente da Emater-RN, Cátia Lemos.

 

Especificamente sobre as demandas da Emater-RN, Cátia Lopes destacou a prorrogação de prazos em convênios que a Empresa tem com o MDS e  alterações em planos de trabalhos que, segundo afirmou, vão beneficiar o Projeto Segunda Água. “Este projeto criará um microclima, uma espécie de oásis na região, beneficiando mais 500 famílias, além das 1300 que hoje já beneficia, com as cisternas que construímos”.

 

Outra demanda da Emater-RN, bem sucedida, foi a ampliação das unidades do PAA (Programa de Aquisição de Alimentos), que terão mais recursos. “ Foi uma agenda muito positiva e famos levar as boas novas para o nosso Estado. Vamos levar daqui derca de R$ 10 milhões”, comemorou.

 

Para Argileu Martins a participação do conjunto das Emateres no Programa de Agricultura Urbana, que o MDS está formulando e que já existe em algumas Emateres, além da continuidade de um programa de inclusão produtiva e a um programa de tecnologia de convivência com a seca e o semiárido, não só para o Nordeste, mas para todo o Brasil, foram os pontos altos desse encontro.

 

“Essa parceria que o secretário Caio Rocha sela com o conjunto das Emateres beneficiará mais de 65 mil famílias de agricultores familiares. E mais: vamos apresentar um programa de captação de águas para famílias de agricultores familiares e assentados, que têm dificuldade de ter água para consumo humano e para sua produção. Estamos falando aqui de segurança alimentar”, assinalou.

 

Com forte convicção sobre a importância dos pontos colocados na pauta da reunião, Caio Rocha destacou a necessidade de as parcerias entre o MDS e a Asbraer inovarem na questão da segurança alimentar. “Queremos ajustar a questão da agricultura urbana, ampliando o que já vem sendo feito, mas acrescentando mais inovação.

 

Uma inovação que nos permita oferecer serviços itinerantes. Para este projeto, que acordamos que estará no MDS na próxima semana, já temos recursos da ordem de 200 mil”, alinhavou, reforçando que o abastecimento de água das comunidades rurais do Distrito Federal precisa ser prioridade. “Estamos juntos, MDS e Asbraer trabalhando nessa questão”, finalizou.

 

Assessoria de Comunicação da Emater-DF

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br