Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
14/05/19 às 12h07 - Atualizado em 14/05/19 às 14h57

Emater-DF disponibiliza aplicativo com serviços do Sistema Público de Agricultura na AgroBrasília 2019

 

Para desburocratizar a vida do produtor rural, a Emater-DF, em parceria com a Secretaria de Agricultura e Centrais de Abastecimento do DF (Ceasa), está desenvolvendo um aplicativo voltado para as necessidades do campo, o DFRural. Por meio do dispositivo, que funcionará como um canal de autoatendimento, serão oferecidos serviços e informações para os produtores rurais atendidos pelo Sistema Público de Agricultura do Distrito Federal.

 

Durante a AgroBrasília 2019, entre os dias 14 e 18 de maio, o agricultor interessado em testar o aplicativo pode procurar o estande da Emater-DF. Como o aplicativo ainda não estará disponível nas lojas de apps da Apple Store e nem no Google Play, os técnicos da Emater vão fazer a instalação e explicar todo o funcionamento do sistema.

Neste primeiro momento, o aplicativo terá o Cartão do Produtor Rural Digital (e-CPR), a agenda de eventos da feira e notícias sobre a AgroBrasília. A ideia é colher as impressões sobre acessibilidade e usabilidade do aplicativo, bem como sugestões de melhoria. Após o evento, o aplicativo poderá ser desinstalado. O lançamento oficial está previsto para dezembro deste ano.

 

Produto final
A partir de dezembro, a perspectiva é a de que o produtor possa, por meio do smartphone, ter acesso a serviços fornecidos pelos três órgãos. A implementação dos serviços será feita por etapas, com inclusão de novas ferramentas e funcionalidades até 2022.

 

A ideia, com o dispositivo, é simplificar e fazer com que o produtor possa resolver todas as suas demandas pelo aplicativo no celular. “O objetivo é agilizar e facilitar o consumo dos serviços oferecidos pelo sistema agricultura ao produtor rural. Vai ser um aplicativo de fácil manuseio, intuitivo, com ícones visíveis e com pouco texto”, explicou Alberto Luiz Gerardi, assessor da diretoria da Emater-DF.

 

Funcionalidades como o Cartão do Produtor Rural Digital (e-CPR), uma alternativa de assistência técnica remota, que dispensará a presença física de um extensionista em casos de dúvidas ou orientações urgentes, e a consulta de preços de produtos agropecuários já passam a funcionar em dezembro. O agricultor também poderá abrir um chamado, com solicitações de serviços diversos aos três órgãos.

 

 

Tela inicial do aplicativo 

 

 

Modelo do Cartão do Produtor Rural Digital (e-CPR)

 

Ascom Emater-DF

Joelma Pereira

(61) 3311-9337

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo de Brasília

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br