Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
8/04/19 às 18h16 - Atualizado em 8/04/19 às 18h16

Emater-DF discute acordo de cooperação técnica com prefeitura de Buritis

Servidores da Emater-DF em reunião com representantes da Prefeitura de Buritis (MG)

 

O Grupo de Trabalho de Assistência Técnica Rural na Região Integrada de Desenvolvimento Econômico da Emater-DF está discutindo um acordo de cooperação com a Prefeitura de Buritis (MG) para desenvolver oportunidades de renda e emprego para os trabalhadores rurais do município. A ideia é proporcionar aos agricultores conhecimentos técnicos para melhorar a produção agropecuária e escoar o excedente para o Distrito Federal.

 

A construção de um modelo de assistência técnica e extensão rural integrada será feita junto aos atores que atuam no munícipio, como prefeitura, Emater-MG, Senar e Emater-DF e produtores.

 

100% DAS ESCOLAS PÚBLICAS DO DF JÁ RECEBEM ALIMENTOS DA AGRICULTURA FAMILIAR

 

“Essa é a nova construção de um modelo de atuação integrada na região metropolitana, que garante segurança jurídica às instituições e atende aos anseios de desenvolvimento regional, sem causar impacto aos cofres do DF. É uma operação ganha-ganha”, afirmou o coordenador do grupo de trabalho da Emater, Carlos Cesar Vieira da Luz.

 

De acordo com ele, uma vez firmado o acordo, os técnicos da Emater-DF dariam consultoria aos agricultores de Buriti em questões pontuais e capacitariam profissionais do município para que eles disseminem os conhecimentos técnicos entre os produtores da cidade.

 

O excedente da produção poderia complementar o fornecimento de alimentos da agricultura familiar às escolas do DF, por meio de programas como o Pnae, com produtos que os agricultores do DF não produzem ou cujo volume não atende a demanda da capital. Na lista estão arroz, feijão e frutas, como banana, mamão, abacaxi e melancia.

 

Pnae
O Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) beneficia 480 mil alunos de 669 escolas da rede pública de ensino do Distrito Federal, que consomem alimentos produzidos por mais de 7 mil agricultores familiares atendidos pela Emater-DF. Desde meados de março, 100% das escolas do DF são atendidas por produtos da agricultura familiar do DF.

 

“Um produto da agricultura familiar tem maior qualidade, maior durabilidade e precisa seguir um alto padrão comercial”, afirma a extensionista da Emater-DF Bruna Heckler. “Também aumentamos o número de itens do cardápio escolar que passamos a ofertar”, diz o gerente do escritório de comercialização da Emater, Blaiton Carvalho.

 

Os recursos do programa são repassados pelo governo federal para estados e municípios. Neste ano, o valor previsto para o DF é de R$ 19 milhões — 35% maior do que o do ano passado, que foi de R$ 14 milhões.

 

A entrega de produtos da agricultura familiar em 100% das escolas e o aumento dos recursos repassados só foi possível devido aos esforços conjuntos do grupo de trabalho formado por técnicos da Emater-DF, Secretaria de Agricultura, Secretaria de Educação e agricultores familiares do Distrito Federal.

 

Ascom Emater-DF
(61) 3311-9400

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo de Brasília

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br