Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
16/09/13 às 9h24 - Atualizado em 29/10/18 às 10h46

Emater-DF debate criação de nova agência

 

A segunda Mesa Técnica da Emater-DF, ocorrida na última sexta-feira (13), debateu um dos assuntos mais caros para a extensão rural no Brasil atualmente: a criação da Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater). O órgão deverá coordenar o serviço de ATER no país, unificando diretrizes, gerenciando recursos e definindo as formas de atuação das entidades de extensão. O debate contou com a participação maciça dos empregados e foi conduzido por representantes das diversas instituições envolvidas na formatação da Anater.

 

O presidente da Emater-DF, Marcelo Piccin, ressaltou que a Mesa Técnica é uma oportunidade para os empregados debaterem temas importantes para a extensão rural. “Trata-se de um evento que atende às expectativas do planejamento estratégico da empresa, de integrar mais todos os colegas”, lembrou. “Queremos proporcionar esses momentos para refletir nossa prática e olhar para o futuro”, completou Piccin.

 

Para o presidente da Associação dos Servidores da Emater-DF (Asser-DF), Ecarlos Carneiro, o tema da mesa técnica é pertinente. “Acreditamos que a Anater dará sustentabilidade à extensão rural. Com ela, nossas empresas e instituições co-irmãs poderão se fortalecer, o que resultará num serviço de melhor qualidade prestado ao agricultor”, ponderou.

 

O projeto de lei 5740/2013, que cria a Anater, já foi aprovado em todas as comissões da Câmara dos Deputados e agora aguarda apreciação do plenário. Se receber o aval da casa, seguirá para o Senado e, na sequência, deve ser sancinado pela presidente Dilma Rousseff. A expectativa é que a agência já esteja funcionando a partir de 2014.

 

Confira o que eles pensam

 

Otávio Balsadi 
Coordenador de Estudos e Métodos de Transferência de Tecnologia da Embrapa
“A Embrapa não tem a missão da Ater pública e por isso as duas instituições devem atuar juntas para a inserção social e produtiva dos produtores que estão à margem. É necessária a sistematização e compartilhamento de metodologias que integrem melhor a pesquisa com a extensão rural”.

 

Alexandre Giehl
Coordenador de Assistência Técnica do Ministério da Pesca e Aquicultura

“Com a Anater, será possível que as chamadas públicas fiquem disponíveis para os demais órgãos. Atualmente essa ferramenta se restringe ao MDA e ao Incra. O Ministério da Pesca tem trabalhado com chamadas, mas por meio de acordo de cooperação com MDA.”

 

Caio Rocha 
Secretário Nacional de Desenvolvimento Agropecuário do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento
“A nova agência será um serviço social autônomo, com estatuto próprio, caráter operacional e autonomia para contratação. Isso dará mais agilidade e quem ganha são os extensionistas, os agricultores e os governos.”

 

Argileu Martins
Diretor do Departamento de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ministério do Desenvolvimento Agrário
“A Anater nasce pela crescente demanda de extensão rural no Brasil. Mais importante do que saber a quem ela estará subordinada é definir a serviço de quem ela deve trabalhar: a serviço da agricultura brasileira. Com a agência, a PNATER (Política Nacional de Ater) poderá ser implementada de forma mais ágil.”

 

Manoel Saraiva 
Presidente da Federação Nacional dos Trabalhadores da Assistência Técnica e do Setor Público Agrícola do Brasil (Faser) 

“A criação da Anater é a resposta de anseios e lutas dos extensionistas. Um dos grandes desafios da agência é fazer com que o serviço de extensão rural seja prestado com a mesma qualidade e excelência em todo o país.”

 

Hector Barreto 
Diretor executivo da Associação Brasileira das Entidades Estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural (Asbraer)
“A Emater-DF é um exemplo de vanguarda, já que foi a primeira a propor um debate tão importante como esse entre seus empregados. Vamos estudar uma forma de estimular as outras instituições de Ater no país a fazer o mesmo.”

 

Carolina Mazzaro e Rinaldo Costa

Assessoria de Comunicação da Emater-DF

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br