Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
11/06/19 às 16h43 - Atualizado em 11/06/19 às 16h59

Emater-DF conhece em SP técnicas de produção orgânica que podem ser usadas no DF

 

Extensionistas da Emater-DF ouvem explicação de produtor em fazenda de orgânicos em SP

 

Extensionistas da Emater-DF participaram de um intercâmbio em São Paulo para conhecer técnicas usadas na produção de diversos alimentos orgânicos e que podem ser adotadas no Distrito Federal. De acordo com a coordenadora de Agroecologia da Emater, Isabella Belo, as práticas usadas nas propriedades visitadas podem nortear a adoção de políticas públicas e reproduzidas por produtores do DF.

 

Aprenda a como construir um galinheiro móvel

Homeopatia traz benefícios na criação de galinhas caipiras

Produtor do Lago Norte testa aquaponia em sistema sustentável de larga escala
Estufa de 4,7 metros de altura aumenta produtividade e qualidade das hortaliças

 

Entre as propriedades visitadas estava o entreposto de ovos orgânicos Korin, que é abastecido pela produção de criadores no sistema de integração, certificados para produção orgânica ou com selo de produção livre de antibióticos e criação respeitando o bem-estar animal – as aves são criadas sem confinamento, não tomam antibióticos e recebem alimentação orgânica. Os ovos – 120 mil por dia – são fornecidos por cinco produtores (veja vídeo abaixo).

 

Visita a campo feita por extensionistas da Emater-DF em propriedade rural em SP

 

Na fazenda Nata da Serra, em Serra Negra, os extensionistas da Emater-DF conheceram a produção de leite orgânico. A propriedade tem 100 hectares, dos quais 40 destinados à produção de gado leiteiro. Os animais são criados para produzir com o máximo de bem-estar: mourões têm cordas enroladas para que o gado possa se coçar, os comedouros recebem areia para drenar a água e impedir a formação de poças e lama e o rebanho se alimenta em um sistema de pastagem rotacionada.

 

“Muitas dessas técnicas podem ser adotadas pelos nossos produtores rurais”, afirmou Isabella. “Também podemos adaptar alguns modelos de produção e integrá-los a políticas públicas voltadas para os pequenos e médios produtores agropecuários do Distrito Federal.”

 

Reunião entre extensionistas da Emater-DF com produtores orgânicos de São Paulo

 

Entre as possibilidades de adaptação está a produção de sementes orgânicas. De acordo com Isabella, o clima seco favorece essa atividade no DF. Além disso, questões legais podem estimular a produção. A legislação estabelece que somente as propriedades que usarem todos os insumos orgânicos, inclusive sementes, serão certificadas. Hoje, porém, o uso de sementes não orgânicas na produção de alimentos orgânicos é aceito hoje porque a oferta não atende a demanda.

 

A Emater-DF
Empresa pública que integra o Sistema Agricultura do Distrito Federal junto com a Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural e a Ceasa. A Emater atua na promoção do desenvolvimento rural sustentável e da segurança alimentar, prestando assistência técnica e extensão rural a mais de 18 mil produtores do DF e Entorno. Por ano, realiza cerca de 120 mil atendimentos, por meio de ações como oficinas, cursos, visitas técnicas, dias de campo e reuniões técnicas.

 

 

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo de Brasília

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br