Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
12/09/19 às 16h39 - Atualizado em 12/09/19 às 16h39

Emater-DF capacita produtores em boas práticas de fabricação

No encerramento do curso, agricultores receberam certificados da Emater-DF

 

Terminou nesta terça-feira (11) mais uma edição do curso de Boas Práticas de Fabricação, realizado pela Emater-DF no Centro de Capacitação e Comercialização (CCC). O curso tem o objetivo de orientar produtores que buscam implantar agroindústrias ou que já possuem, mas querem melhorar suas práticas para garantir alimentos com maior qualidade e segurança ao consumidor final.

 

Emater participa de lançamento da Década da Agricultura Familiar na Câmara dos Deputados
Veja como se inscrever no programa Filhos deste Solo, de empreendedorismo rural

 

Após os seis encontros que compõem a carga horária da atividade, cerca de 30 empreendedores rurais receberam seu certificado, nesta terça-feira. O documento habilita o produtor a ser o responsável técnico por sua agroindústria. “Existe a legislação lá em cima, que muitas vezes a gente corre atrás e não consegue chegar lá, mas a gente como produtor não quer fazer errado e a Emater veio pra apoiar o produtor nisso, preencher essa lacuna do pequeno e mostrar que é possível”, disse Cristina Moori, produtora na área rural do Paranoá.

 

O produtor Helvécio Brasileiro processa leite e derivados em sua agroindústria e mesmo já sendo certificado, fez o curso pela segunda vez, para se atualizar. “Foi muito bom, ainda mais pra mim que vivo da minha propriedade e gosto dali. A gente vê que seguir as normas não é fácil, mas é importante”, disse o produtor.

 

Equipe da Gerência de Desenvolvimento Sócio-Familiar da Emater-DF ministra curso

 

Para a coordenadora de Boas Práticas de Fabricação da Emater-DF, Milena de Oliveira, o curso faz os agricultores refletirem sobre a importância de seguir cada procedimento e entender os perigos que podem existir em  cada etapa. “Muitos produtores fazem o curso pelo conhecimento e não pelo certificado e esse é o nosso principal objetivo, que aqueles que processam alimentos façam isso com os cuidados e procedimentos corretos”, afirma Milena.

 

A participação no curso de Boas Práticas de Fabricação é uma das exigências da lei 4096/2008, que regulamenta a implantação e o funcionamento de agroindústrias no Distrito Federal.

 

A Emater-DF

Empresa pública que integra o Sistema Agricultura do Distrito Federal junto com a Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural e a Ceasa. A Emater atua na promoção do desenvolvimento rural sustentável e da segurança alimentar, prestando assistência técnica e extensão rural a mais de 18 mil produtores do DF e Entorno. Por ano, realiza cerca de 120 mil atendimentos, por meio de ações como oficinas, cursos, visitas técnicas, dias de campo e reuniões técnicas.

 

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br