Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
19/10/18 às 16h45 - Atualizado em 29/10/18 às 16h51

Emater-DF capacita jovens da Unidade de Internação de Planaltina

 

O projeto Fazendinha foi criado há oito anos na Unidade de Internação de Planaltina por iniciativa do agente socioeducativo Hudson Carneiro Correia, que tem formação como técnico agrícola. O projeto começou em uma área de 200m² dentro da Unidade, com autorização do gestor e depois foi ampliado. Com apoio de instituições públicas e doações, um terreno baldio foi aos poucos se transformando e hoje é uma horta mantida pelos jovens que estão em cumprimento de medidas socioeducativas.

 

Há três anos a Emater-DF participa do projeto com a capacitação dos internos com cursos de horticultura básica, boas práticas na colheita e pós-colheita e alimentação saudável. Segundo o agende Hudson, a horta é um projeto com objetivo de nortear a profissionalização dos socioeducandos na área de horticultura. “Funciona também como uma terapia ocupacional e educativa. É uma atividade que os tira da ociosidade e proporciona aprendizado em várias áreas de forma diferente”, diz Hudson.

 

O projeto conta com a participação de oito jovens por vez, com troca a cada seis meses. A produção é adquirida pelos servidores da Unidade e os recursos são revertidos em melhorias na horta e em pequenas manutenções da Unidade. Além dos jovens, pessoas que cumprem penas alternativas são às vezes encaminhadas para auxiliar na manutenção da horta.

 

Na quinta-feira (18), as extensionistas da Emater-DF, Sandra Evangelista e Andreia Cavalcante, falaram sobre as boas práticas na colheita e pós-colheita, que envolvem organização da propriedade, limpeza, higiene na manipulação dos alimentos, entre outros aspectos. “As boas práticas garantem um alimento seguro ao consumidor, além de maior tempo de prateleira dos produtos”, explica Andreia. Para Sandra, a capacitação dos jovens pode facilitar o acesso ao mercado de trabalho. “A área rural é carente de mão de obra e a capacitação desses jovens pode contribuir para acessar esse mercado de trabalho”, diz.

 

Carolina Mazzaro

Assessoria de Comunicação da Emater-DF

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br