Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
19/03/18 às 11h04 - Atualizado em 29/10/18 às 11h44

Emater-DF apresenta sistemas eficientes no uso da água

 

Fórum Mundial da Água é palco para discutir um manejo mais adequado da água e dos solos, com foco nas ações do Sistema Público da Agricultura

 

O que a hidroponia ou semi-hidroponia tem em comum com os Sistemas Agroflorestais. Dois sistemas produtivos de princípios tão diferentes, mas ambos poupadores de água. Esse foi o assunto tratado na palestra Sistemas Produtivos Eficientes no Uso da Água, ministrada pela extensionista rural e engenheira agrônoma Roseli Garcia, da Emater-DF.

 

No caso da hidroponia, o plantio não utiliza solo, mas uma solução nutritiva na qual a água é sempre reutilizada. Por dispensar a irrigação por aspersão, o sistema gera grande economia de água na produção de alimentos. Outra vantagem do plantio hidropônico é a ergonomia do trabalhador, a redução na perda de insumos, devido ao alto controle, que também permite organizar melhor a produção.

 

Já os sistemas agroflorestais permitem uma maior produtividade com menor impacto ambiental, possibilitando uma maior ciclagem da água. Isso porque a cobertura de solos, o consórcio de cultivos e as plantas em diferentes extratos e raízes de diferentes profundidades permitem mais infiltração da água, manutenção de microclima favorável, e proteção contra ação da chuva e erosão. Com isso, a água se renova naturalmente no sistema.

 

Segundo a palestrante Roseli devemos refletir nos usos da água. “Estamos todos interligados, seres humanos, natureza, produção e não podemos imaginar um sem o outro. Temos que trabalhar em integração” afirma a agrônoma.

 

Durante o Fórum, o Sistema Público da Agricultura tratará também do Manejo e conservação do solo, da Revitalização de canais de irrigação, da Gestão compartilhada de recursos hídricos e do Desperdício Zero, com foco na sustentabilidade. Confira a programação.

 

Fórum Mundial da Água

 

Criado em 1996 pelo Conselho Mundial da Água, o fórum foi idealizado para estabelecer compromissos políticos acerca dos recursos hídricos. Em Brasília, ele é organizado pelo Conselho Mundial da Água, pelo governo local — representado pela Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento do DF (Adasa) — e pelo Ministério do Meio Ambiente, por meio da Agência Nacional de Águas (ANA).


8º Fórum Mundial da Água
De 18 a 23 de março
No Centro de Convenções Ulysses Guimarães e no Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha
Inscrições pelo site

 

Diândria Daia

Assessoria de Comunicação da Emater-DF

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br