Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
8/04/14 às 10h46 - Atualizado em 29/10/18 às 11h18

Emater celebra 36 anos como referência no desenvolvimento rural

 

Mais de 300 pessoas entre empregados, parceiros e produtores rurais prestigiaram a celebração dos 36 anos da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (Emater-DF) nessa segunda-feira (7). Para o presidente da empresa, Marcelo Piccin, a Emater tem se destacado como referência para muitos e Estados e Países em desenvolvimento. “Não há outro lugar que tenha uma Emater que consiga cobrir 100% dos produtores familiares. É um setor da economia rural que foi priorizado e fortalecido nos últimos dez anos”, disse.

 

Para ele, o sucesso do trabalho da Emater se deve à sua estratégia de gestão voltada à articulação entre diversas instituições que podem contribuir para o desenvolvimento do meio rural, sejam locais, nacionais ou internacionais.

 

O secretário da Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário (SAF/MDA), Valter Bianchini, diz que a Emater-DF é uma referência importante de trabalho e que a integração da extensão com a pesquisa e que isso deve ser uma realidade no restante do País. “Com a Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater), juntamente com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o saber acumulado de toda a extensão rural e os saberes dos produtores locais, tenhamos um grande plano nacional, de construção e compartilhamento de conhecimento, para que se possa unir pesquisa e extensão”, disse Bianchini.

 

Para o secretário de agricultura, Lúcio Valadão, a empresa superou dificuldades e evoluiu ao longo dos anos. “A Emater ergueu seus pilares no meio rural em favor de toda a sociedade. Ela trabalha com a geração de renda para os agricultores, com a segurança alimentar, com a qualidade de vida para a busca da felicidade das pessoas”, falou.

 

Também participaram da solenidade o presidente da Ceasa-DF, Wilder Santos; o reitor do Instituto Federal de Brasília (IFB), Wilson Conciani; o presidente nacional do Incra Carlos Guedes; o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Distrito Federal (Fape-DF), Renato Simplício; o representante da Rede Terra, Zizo Simion; o chefe da Secretaria de Gestão Estratégica da Embrapa, Paulo Cruvinel; a representante da Asbraer, Denya Guimarães; o Secretario de Turismo, Luís Otávio Neves; o Deputado Federal Policarpo; e o presidente da Ceres, Wenceslau Goedert.

 

Entregas

 

Apesar de o aniversário ser da Emater, os produtores também foram presenteados. A cooperativa de flores Multiflor, da região do Rio Preto, recebeu um caminhão e computadores para o desenvolvimento de suas atividades. Os materiais foram adquiridos em parceria com a Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco). A presidente da cooperativa, Daiane Falquete, agradeceu o apoio das instituições e disse que o caminhão vai contribuir para a comercialização das flores e das plantas ornamentais. “Será de grande utilidade para melhorar nossa logística de distribuição. Agradeço todo o apoio que nos é dado e prometemos fazer bom uso dos equipamentos. Esperamos mostrar os resultados no próximo evento”, falou.

 

Já os empregados da Emater comemoraram a assinatura do contrato de implantação do Plano de Previdência Complementar com a Ceres, instituição que administração o Plano. Também foram homenageados os empregados destaques de 2013.

 

A programação também contou com apresentação da orquestra Roda de Viola e palestra de Guilherme Delgado, pesquisador do Ipea e consultor da Confederação Brasileira dos Bispos do Brasil (CNBB), seguida de um debate sobre os ciclos históricos da agricultura brasileira no último meio século e perspectivas atuais.

 

Junto com o aniversário da Empresa, iniciou o curso de formação inicial em extensão rural para os empregados contratados em 2013 e 2014.

 

Carolina Mazzaro

Assessoria de Comunicação da Emater-DF

 

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br