Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
25/01/17 às 10h44 - Atualizado em 29/10/18 às 11h40

Emater capacita cooperados da Multiflor para gestão de custos de produção

 

Agricultores buscam profissionalizar a gestão da produção

 

Criada há oito anos com o apoio e acompanhamento da Emater-DF, a Cooperativa dos Produtores de Flores e Plantas Ornamentais do DF (Multiflor), desde 2016, conta também com suporte para gestão do empreendimento e fortalecimento dos aspectos do cooperativismo e associativismo pelos programas Empreender e Inovar e Associar e Cooperar.

 

Por meio de demanda levantada pelo programa Associar e Cooperar, 16 agricultores da Multiflor participaram, nesta quarta-feira (25), de um curso ministrado por técnicos do Empreender e Inovar para melhor gestão dos custos de produção.

 

Segundo o extensionista da Emater-DF, Frederico Neves, os agricultores normalmente têm dificuldade na anotação de seus custos. “Não fazem anotações com regularidade e, quando anotam, faltam informações. Agora eles viram como registrar todos os seus gastos, inclusive os com manutenção de equipamentos e benfeitorias na produção”.

 

No curso, os agricultores aprenderam noções de custos fixos e variáveis, depreciação e rateio, além de participarem de atividade prática sobre os assuntos apresentados. “Em um segundo momento, eles trarão seus custos de produção prontos para sanarem suas dúvidas conosco”, conta Frederico.

 

Com o conhecimento do custo real de produção por parte dos agricultores, será possível que a cooperativa possa comprar de seus cooperados por um preço justo e revender ao mercado de floricultura. Segundo Frederico, o próximo passo da Multiflor será tabelar alguns produtos de maior demanda do mercado de floricultura para que possa comprar de seus cooperados. Assim, o foco da comercialização ficará a cargo da Multiflor, permitindo que os agricultores foquem no processo produtivo.

 

2501 cursoempreender

 

Carolina Mazzaro

Assessoria de Comunicação da Emater-DF

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br