Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
11/07/19 às 16h26 - Atualizado em 11/07/19 às 16h38

Em passagem pelo DF, Caravana FCO tira dúvidas de produtores sobre acesso a crédito

Presidente da Emater reforça papel da empresa na elaboração de projetos aos produtores

 

A Caravana Itinerante do Fundo Constitucional do Centro-Oeste passou pela área rural na manhã desta quinta-feira (11). Nesta terceira etapa, atendendo a pedido da Secretaria de Agricultura do DF, o evento foi apresentado na AgroBrasília, região do PAD-DF. Com o FCO Rural, o produtor pode, por exemplo, financiar a construção de um galpão, a compra de máquinas ou equipamentos agrícolas e custear insumos agrícolas e pecuários.

 

Para o secretário de Agricultura, Dilson Resende, a caravana é importante para esclarecer dúvidas, trazer os parceiros financeiros para explicar os trâmites de liberação do recurso, além de conhecer de perto as dificuldades que os produtores têm enfrentado. “O FCO é uma fonte de financiamento que tem um juro bastante atrativo e faz parte de uma política de desenvolvimento”, explica.

 

Emater-DF firma acordo de cooperação com o Zimbábue

Agricultores recebem crédito de R$ 225 mil para fortalecer pecuária leiteira

 

Com a participação do governador do DF, Ibaneis Rocha, no Conselho Deliberativo do Desenvolvimento do Centro-Oeste (Condel/Sudeco) e do representante da Seagri no Comitê de Financiamento da Atividade Produtiva do DF (Cofap), Wilson Junior, de acordo com Dilson, a expectativa é a de que os produtores do DF e da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (Ride) voltem a ganhar espaço na destinação dos recursos, bem como ter entraves burocráticos reduzidos. 

 

Desenvolvimento rural

A presidente da Emater-DF, Denise Fonseca, ressaltou que o crédito rural é uma ferramenta essencial para o desenvolvimento das atividades produtivas. “Os empreendedores rurais respondem rapidamente aos incentivos e fomentos do crédito rural, provocando inovações que melhoram suas vidas e a economia da nação.”

 

Ela também lembrou que a empresa tem 100 técnicos qualificados para elaboração de projetos de crédito para as diversas linhas existentes. “Estão todos disponíveis para o atendimento dos nossos agricultores.” Por meio do FCO, produtores rurais, cooperativas de produção, associações e agroindústrias podem solicitar empréstimos com encargos financeiros diferenciados, que vão possibilitar investimentos e geração de empregos no Distrito Federal e entorno. 

 

O presidente da Ceasa-DF, Wilder Santos, também destacou a importância do FCO para os empresários que vendem seus produtos no órgão. “Quando uma porta como a do FCO se abre, muitos empresários buscam investir em equipamentos, caminhões. Sem dúvida, é uma fonte de incremento muito importante para a expansão dos negócios”, declarou.

 

Organização e participantes

A Caravana FCO é organizada pela Secretaria de Fazenda, Planejamento, Orçamento e Gestão (SEFP) e pela Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco), em parceria com o Sistema Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o Banco Regional de Brasília e outras instituições financeiras.

 

Além do Sistema Agricultura, participaram da caravana a secretária-adjunta de Planejamento do DF, Adriana Lorentino, o  chefe da Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste, Nelson Vieira, o superintendente federal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, William Barbosa, e representantes do BRB, do Banco do Brasil e da Sicoob. Ao final das apresentações dos bancos, o Sebrae fez uma apresentação aos produtores com informações sobre o que fazer para iniciar ou melhorar um negócio. 

 

 

A Emater-DF

Empresa pública que integra o Sistema Agricultura do Distrito Federal junto com a Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural e a Ceasa. A Emater atua na promoção do desenvolvimento rural sustentável e da segurança alimentar, prestando assistência técnica e extensão rural a mais de 18 mil produtores do DF e Entorno. Por ano, realiza cerca de 120 mil atendimentos, por meio de ações como oficinas, cursos, visitas técnicas, dias de campo e reuniões técnicas.

 

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo de Brasília

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br