Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
17/03/20 às 13h27 - Atualizado em 1/04/20 às 12h45

Emater-DF inicia com Embrapa projeto sobre pimentas ornamentais

Parceria entre a Emater e a Embrapa vai buscar soluções para o cultivo de pimentas ornamentais

 

Com objetivo de identificar os principais problemas no cultivo de pimentas ornamentais e buscar soluções para alavancar a produção, a Emater-DF, em parceria com a Embrapa Hortaliças, iniciou o projeto “Validação das cultivares BRS Moema e BRS Seriema no cultivo em vasos”.

 

O primeiro encontro com produtores que serão acompanhados pelo projeto ocorreu no núcleo rural Rio Preto, em Planaltina-DF, no início do mês. Acompanhadas da coordenadora de Floricultura da Emater-DF, Loiselene Trindade, e do extensionista da empresa Eduardo Damásio, a pesquisadora e coordenadora do projeto, Cláudia Ribeiro, e a analista Sabrina Carvalho, ambas pela Embrapa Hortaliças e da área de melhoramento genético, visitaram dois produtores de pimenta na região. Ao longo do ano, várias unidades de acompanhamento devem ser implantadas.

 

De acordo com a coordenadora de Floricultura da Emater, essa é uma demanda antiga dos produtores que cultivam pimentas ornamentais. “É um projeto que a Emater-DF está namorando desde 2018 e agora deu certo. A Embrapa vai a campo. O envolvimento da Embrapa na pesquisa, no atendimento da floricultura, é muito importante para o desenvolvimento de tecnologias”, ressaltou.

 

Pesquisadora da Embrapa vai acompanhar produção de pimentas junto a produtores do DF

 

De acordo com a pesquisadora da Embrapa Hortaliças, apesar de a floricultura ser reconhecida como uma atividade econômica local de grande importância social e econômica, especialmente para os pequenos produtores rurais, é dificultada pela escassez de pesquisas específicas e tecnologias alternativas para essa atividade. 

 

Segundo Cláudia, um dos principais gargalos enfrentados pelos produtores de pimentas ornamentais, atualmente, é a carência de informações e técnicas de manejo cultural de pimentas em vaso adequadas às condições do clima e do solo do DF. “Esta proposta visa validar as cultivares BRS Moema [pimenta biquinho] e BRS Seriema [pimenta bode] em cultivo em vasos, para atender ao nicho de mercado local de pimenta ornamental gourmet”, contou.

 

O projeto estudará aspectos morfológicos, nutricionais (vitamina C e carotenoides) e de manejo agronômico de pimentas gourmet em vaso, como o uso de fertirrigação, testes com diferentes substratos disponíveis no mercado, tipos de vasos e número de mudas/vaso, que melhorem a qualidade do produto final a ser disponibilizado no mercado local, assim como a renda do produtor familiar.

 

Além de identificar os produtores e acompanhar todos os aspectos da pesquisa, a Emater-DF acompanhará pesquisadores da Embrapa Hortaliças em visitas técnicas que buscam identificar os principais problemas enfrentados pelos produtores de pimentas de vaso, como doenças e pragas, por exemplo. E também, na identificação de produtores que inicialmente avaliarão as cultivares da Embrapa em cultivo em vaso. A parceria entre a Emater-DF e Embrapa Hortaliças permanecerá durante a execução do projeto, que será de 24 meses (anos de 2020 e 2021).

 

Pimentas ornamentais cultivadas em propriedade no Distrito Federal

 

 

A Emater-DF
Empresa pública que atua na promoção do desenvolvimento rural sustentável e da segurança alimentar, prestando assistência técnica e extensão rural a mais de 18 mil produtores do DF e Entorno. Por ano, realiza cerca de 150 mil atendimentos, por meio de ações como oficinas, cursos, visitas técnicas, dias de campo e reuniões técnicas.

 

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo de Brasília

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br