Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
26/06/19 às 8h26 - Atualizado em 26/06/19 às 8h37

Em parceira com a Secretaria do Trabalho, Emater-DF participa do Arraial do Trabalhador

 

 

A Emater-DF vai participar do Arraial do Trabalho, evento organizado pela Secretaria de Trabalho, em parceria com outras instituições governamentais e com o setor produtivo. Durante os dois dias de evento, que ocorrerá nesta quinta-feira (27) e sexta-feira (28), serão realizadas diversas atividades e serviços voltados para o atendimento da população, entre 8h e 17h.

 

No espaço, situado no Setor Comercial Sul, o cidadão vai contar com serviços como emissão de carteira de trabalho, orientação sobre seguro desemprego, intermediação de mão de obra, oferta de estágio, orientação profissional, palestra sobre direito do trabalhador e assédios moral e sexual, aferição de pressão e de glicose, credenciamento de microempreendedores individuais e juizado itinerante.

 

Projeto qualifica trabalhador do campo e cria banco de oportunidades voltadas para área rural

Entidades assistenciais aprendem a combater desperdício em curso no Banco de Alimentos

 

A Emater-DF estará presente com palestras voltadas para o trabalhador rural e apresentações sobre o trabalho da empresa. No dia 27, às 14h, o tema será empreendedorismo rural. Já na sexta-feira (28), às 11h, além de empreendedorismo rural, haverá uma apresentação sobre qualificação e banco de empregos rural. Não é necessário inscrição antecipada para participar dos debates. 

 

A empresa aposta no Programa de Fortalecimento do Emprego e Qualificação do Setor Agropecuário, um projeto que está em fase de implementação e que visa criar um banco de empregos específico para área rural. Também vai oferecer cursos de qualificação voltados para as necessidades do campo. A proposta será viabilizada por meio de acordo de cooperação técnica com as secretarias da Agricultura, de Educação e do Trabalho.

 

Comunidade que Sustenta a Agricultura

 

O público também vai poder ver de perto como funciona a Comunidade que Sustenta a Agricultura (CSA). As CSAs permitem o escoamento de alimentos agroecológicos de forma direta ao consumidor. Para isso, contam com coagricultores, que são consumidores que colaboram diretamente com o financiamento e a organização da distribuição dos alimentos.  Os coagricultores recebem semanalmente, em um Ponto de Convivência da CSA, uma cesta variada de alimentos. Hoje, existem 25 pontos de convivência no DF. 

 

O evento da Secretaria do Trabalho também contará com shows musicais, apresentações de quadrilhas, teatro de cordel, exposição de artesanatos, de produtos da agricultura familiar, bem como uma feira de orgânicos.

 

Serviço

Arraial do Trabalhador

Local: Setor Comercial Sul, entre as Quadras 6 e 5

Data: 27 e 28 de junho

Horário: das 8h às 17h

 

 

A Emater-DF

 

Empresa pública que integra o Sistema Agricultura do Distrito Federal junto com a Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural e a Ceasa. A Emater atua na promoção do desenvolvimento rural sustentável e da segurança alimentar, prestando assistência técnica e extensão rural a mais de 18 mil produtores do DF e Entorno. Por ano, realiza cerca de 120 mil atendimentos, por meio de ações como oficinas, cursos, visitas técnicas, dias de campo e reuniões técnicas.

 

 

 

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br