Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
8/03/20 às 1h32 - Atualizado em 8/03/20 às 16h12

Em estande da Emater, visitante ‘passeia’ em plantação com óculos de realidade virtual

 

Visitante experimenta óculos de realidade virtual no estande da Emater-DF

 

A Emater-DF levou para seu estande na 5ª Festa da Goiaba de Brasília, que foi aberta neste sábado (7) em Brazlândia, um óculos de realidade virtual que permite aos visitantes “passearem” por uma plantação de goiaba da cidade. Com o equipamento, é possível ver a área plantada em 360 graus.

 

Pela primeira vez, Festa da Goiaba ocorre em dois fins de semana

Emater-DF realiza concurso de receitas com goiaba

Emater-DF promove encontro técnico sobre goiabas em Brazlândia

 

A atração, que tem o uso gratuito, vai ficar no estande da Emater até o final da festa, que segue neste domingo e de sexta a domingo da semana que vem na sede da Associação Rural e Cultural de Alexandre de Gusmão (Arcag).

 

Segundo a gerente de Desenvolvimento Sócio-Familiar da Emater, Fernanda Lima, a proposta de levar o equipamento à feira é proporcionar aos visitantes uma ideia diferenciada de turismo rural através da experiência de visitação a uma plantação de goiaba.

 

Estande da Emater-DF com parte da equipe que atendeu o público no primeiro dia de festa

 

“Nossa intenção é aproximar o público da festa ao turismo rural, que é uma das nossas áreas de atuação. Estamos também verificando o interesse do público em visitar uma plantação de goiaba para atividades de lazer e turismo, como por exemplo abrir um colha e pague de goiaba na próxima festa. A interação do público com o óculos é emocionante”, disse.

 

A ideia dos óculos de realidade virtual encantou quem experimentou o equipamento e tem atraído de crianças a adultos. Ailton Pereira, que mora em Taguatinga e visitou a Festa da Goiaba, disse que nunca tinha visto um óculos de realidade virtual. “Rapaz, eu gostei, adorei. Essa é a primeira vez que ‘tô’ vendo e ‘tô’ gostando. Vou virar freguês”, afirmou, rindo.

 

Bolo de goiaba com cinco metros de comprimento

 

Aleci Dias Ramos, também de Taguatinga, disse que já conhecia o recurso e que havia usado os óculos em um evento particular. “Num evento assim eu nunca tinha visto”, disse. Ela afirmou que nunca tinha ido à Festa da Goiaba e agora já traça planos para ir à do Morango, que também não conhece.

 

O estande da Emater fica no Empório da Goiaba, espaço de comercialização da fruta e produtos feitos a partir dela, como goiabadas cascão, sorvetes, sucos, licores, bolos e tortas. O espaço fica logo na entrada da Festa da Goiaba.

 

Distribuição do bolo de cinco metros após a abertura da Festa da Goiaba

 

Quinta edição da festa

A 5ª edição da Festa da Goiaba teve início neste sábado, com o corte de um bolo de cinco metros de comprimento – a ideia é que a cada ano o bolo ganhe um metro, a exemplo do que ocorre na tradicional Festa do Morango, que ocorre no mesmo local.

 

Pela primeira vez, o evento ocorre em dois finais de semana. A festa segue neste domingo e entre sexta e domingo da semana que vem. Além da venda da fruta e de produtos feitos a partir da goiaba, a festa também sedia a FloraBraz, feira de flores e plantas ornamentais cultivadas por produtores do Distrito Federal. Em 24 estandes, os visitantes podem comprar uma grande variedade de flores e plantas.

 

Embora Brazlândia seja mais conhecida pela produção de morangos, é a goiaba a fruta mais cultivada do Distrito Federal. Mais de 90% da produção ocorre em Brazlândia, em uma área plantada de 300 hectares. Em 2019, o volume produzido atingiu 9 mil toneladas da fruta.

 

A presidente da Emater-DF, Denise Fonseca, durante solenidade de abertura da Festa da Goiaba

 

“A Emater se orgulha de fazer parte dessa história e parabeniza todos os produtores e organizadores da festa, que, assim como a do morango, cada vez mais se consolida como um dos principais eventos agrícolas do Distrito Federal, gerando renda e ocupação na área rural”, afirmou a presidente da Emater, Denise Fonseca, durante a solenidade de abertura da festa. “Isso está em consonância com o plano estratégico do governo do Distrito Federal, de estimular as cadeias produtivas do setor agropecuário do DF”, declarou.

 

O secretário de Agricultura, Luciano Mendes, disse que o governo tem um projeto para ampliar a cadeia de fruticultura do DF. “A gente não está falando só de goiaba, não. A gente está falando também de ampliar as outras frutas – seja banana, seja maracujá, a uva, que está despertando o interesse de muitos produtores.”

 

Licores feitos à base de goiaba à venda na festa aberta neste sábado em Brazlândia

 

Em seu pronunciamento, o presidente da Arcag, Yukio Yamagata, agradeceu o apoio do governo do Distrito Federal, da Emater, da Secretaria de Cultura e da administração de Brazlândia para a realização da Festa da Goiaba.

 

Entre os participantes da solenidade estavam ainda vários outros integrantes de órgãos do governo e entidades, como a secretária de Turismo, Vanessa Mendonça, o administrador de Brazlândia, Jesiel Rosa, o embaixador do Japão, Akira Yamada, o deputado Iolando Almeida (PSC), além dos gerentes regionais da Emater em Brazlândia, Magali Fortes, e em Alexandre de Gusmão, Hélio Lopes.

 

Concurso de receitas

Neste domingo, como parte da programação da Festa, será divulgado o resultado do Concurso de Receitas organizado pela Emater, por meio do Centro de Capacitação Tecnológica e Desenvolvimento Rural (Centrer). Na quarta-feira (4), jurados do curso de gastronomia da Universidade Católica de Brasília avaliaram os pratos preparados tendo a fruta como principal ingrediente. Além disso, serão ministrados minicursos de gastronomia e culinária pelo Centrer.

 

 

Programação da Festa da Goiaba

 

Serviço

5ª Festa da Goiaba.

Dias 7 de março (sábado) e 8 (domingo) e 13 (sexta), 14 (sábado) e 15 (domingo).

Abertura oficial: dia 7 (sábado), às 10h – corte do bolo comemorativo, com 5 metros de comprimento.

Local: Associação Rural e Cultural de Alexandre de Gusmão (Arcag) – BR-080, km 13, Brazlândia-DF.

Entrada franca.

 

Concurso de Receitas com Goiaba

Premiação: Domingo (8), às 14h

Local: Arcag – BR-080, km 13, Brazlândia-DF

Acesso livre

 

 

A Emater-DF

Empresa pública que atua na promoção do desenvolvimento rural sustentável e da segurança alimentar, prestando assistência técnica e extensão rural a mais de 18 mil produtores do DF e Entorno. Por ano, realiza cerca de 150 mil atendimentos, por meio de ações como oficinas, cursos, visitas técnicas, dias de campo e reuniões técnicas.

Visitante experimenta óculos de realidade virtual no estande da Emater-DF

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br