Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
29/10/19 às 16h20 - Atualizado em 29/10/19 às 16h25

Em celebração de 47 anos, Ceasa anuncia construção de acesso de veículos para a Estrutural

Aniversário da Ceasa-DF foi comemorado na manhã deste sábado (26)

 

A Ceasa do Distrito Federal celebrou o aniversário de 47 anos de fundação com uma solenidade realizada neste sábado (26), na área da empresa. No evento, o presidente da Ceasa, Wilder Santos, anunciou a construção de um acesso de veículos para a via Estrutural. Segundo ele, a Novacap deve iniciar os trabalhos na próxima terça-feira (29). O novo acesso é uma reivindicação antiga de consumidores e comerciantes.

 

Entidades assistenciais aprendem a combater desperdício em curso no Banco de Alimentos

 

Representando a Emater-DF, o diretor-executivo, Antonio Dantas, ressaltou o trabalho conjunto feito pela empresa, a Secretaria de Agricultura e a Ceasa para que produtos de qualidade cheguem aos consumidores do DF. Ele lembrou que a parceria entre a empresa e a Ceasa já ultrapassa quatro décadas.

 

O secretário-executivo da Secretaria de Agricultura, Luciano Mendes, elogiou o trabalho da direção da Ceasa na busca de melhorias para o espaço, tanto para os consumidores, quanto para os comerciantes. Mendes lembrou do desafio que o setor agropecuário do DF tem à frente nos próximos anos. Segundo ele, o Distrito Federal e a região do Entorno passarão dos atuais 4,5 milhões de habitantes para 6 milhões nos próximos anos. “Temos de estar preparados para atender essa população”, afirmou.

 

Durante a homenagem à Ceasa, o capitão da Polícia Militar Rafael Cunha, do 1º Batalhão de Policiamento Rural Oeste, explicou como funciona o programa Guardião Rural – iniciativa que agiliza o atendimento a ocorrências no campo e aumenta a segurança de produtores, trabalhadores e comunidades rurais.

 

Durante o evento foi servido um café da manhã com frutas comercializadas pelos produtores e comerciantes

 

Outras ações
O presidente da Ceasa disse que pretende reativar o mercado de peixes que funcionava na empresa e que o tema vem sendo tratado com a Emater-DF e com a Secretaria der Agricultura. O DF tem cerca de 400 piscicultores, a maior parte atendidos pelos extensionistas da Emater.

 

A capital federal produz apenas 15% do pescado que consome, o que demonstra o potencial de crescimento desse mercado como alternativa viável de geração de renda e empregos pelos produtores locais. Wilder Santos afirmou ainda que a Ceasa vai fazer melhorias no de fluxo de trânsito na área interna da empresa, melhorando a circulação, e ampliando a área das plataformas onde são comercializados os produtos agropecuários.

 

A celebração contou com a participação de diversos [órgãos da administração pública – Emater-DF, Secretaria de Agricultura, polícias Militar e Civil, Detran, BRB – e de entidades privadas – Associação dos Produtores Varejistas e da representação dos trabalhadores na área da Ceasa. Durante o evento foi servido um café da manhã com frutas comercializadas pelos produtores e comerciantes que trabalham no local.

 

 

A Emater-DF

Empresa pública que atua na promoção do desenvolvimento rural sustentável e da segurança alimentar, prestando assistência técnica e extensão rural a mais de 18 mil produtores do DF e Entorno. Por ano, realiza cerca de 120 mil atendimentos, por meio de ações como oficinas, cursos, visitas técnicas, dias de campo e reuniões técnicas.

 

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br