Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
7/10/19 às 12h42 - Atualizado em 7/10/19 às 16h04

Eixão Agro reuniu produtores rurais, autoridades e público urbano na capital

Evento ocorreu entre as quadras 208/209 do Eixão Norte, neste domingo (6)

 

Valorizar as riquezas e culturas do cerrado, incentivar bons hábitos alimentares, estimular a economia e a agricultura familiar e disseminar conhecimento sobre a economia rural. Esses foram os principais objetivos da 4ª edição do Eixão Agro, realizado neste domingo (6). Aproximadamente 80 produtores de orgânicos e hortifrútis tradicionais, do agronegócio, de alimentos prontos e bebidas, de plantas, flores e artesanato estiveram no evento comercializando seus produtos.

 

Quem passou pelo Eixão Agro, realizado pela Federação da Agricultura e Pecuária do Distrito Federal (Fape-DF) e que tem a Emater-DF como um dos parceiros, pôde degustar e também comprar frutas e leguminosas, produtos orgânicos, cogumelos, pimentas, ovos, plantas, flores, cafés, geleias e licores. Uma tenda de turismo rural também foi montada no local, com orientações e informações sobre a região do DF.

 

Sucesso de participação, Eixão Agro tem segunda edição do ano neste domingo

Emater-DF dá curso e assistência a quem quer iniciar produção de mel

 

O vice-governador do Distrito Federal, Paco Britto, esteve no local, andou pelas barracas, conversou com produtores e também adquiriu produtos vendidos pelos expositores. O Sebrae, um dos apoiadores do evento, comemorou no espaço o Dia do Micro e Pequeno Empreendedor, celebrado no sábado (5). A Banda Sinfônica do Corpo de Fuzileiros Navais da Marinha tocou clássicos como o Tema da Vitória, que rememora vitórias do piloto Ayrton Senna, morto em 1994.

 

Vice-governador conversou com produtores e comprou produtos comercializados no evento

 

Autoridades como o secretário de Agricultura, Dilson Resende, o presidente da Ceasa-DF, Wilder Santos, o superintendente Federal de Agricultura, William Barbosa, o secretário de Educação e do Trabalho, João Pedro Ferraz, e o subsecretário-adjunto da Secretaria de Governo, Marcelo Cunha, passaram pelo Eixão, na altura da 208/209 Norte, e prestigiaram o encontro.

 

Valorização do rural 

De acordo com o presidente da Fape-DF, Fernando Ribeiro, o Eixão Agro cumpre a missão de mostrar a importância da região rural do Distrito Federal e de inserir os agricultores com seus produtos dentro das áreas urbanas, como forma de mostrar à sociedade a riqueza de alimentos produzidos na capital.

 

A presidente da Emater-DF, Denise Fonseca, agradeceu a oportunidade de inserir os produtores da agricultura familiar no evento. “São parcerias como essa que engrandecem nossos produtores. A agricultura do DF precisa ser reconhecida, disseminada e valorizada.”

 

Para o diretor de Estruturação Produtiva do Mapa, Avay Miranda Júnior, que estava no evento e disse já ter participado das três edições anteriores, iniciativas como essa fazem diferença tanto para o público rural, que consegue vender suas mercadorias, quanto para o público urbano, que conhece a qualidade do que é produzido no DF. “Já vi produtor sair daqui sem nenhuma mercadoria. Esse tipo de ação contribui para a promoção do desenvolvimento do setor”, disse.

 

O Eixão Agro é realizado pela Federação da Agricultura e Pecuária do Distrito Federal (Fape-DF) em parceria com a Emater-DF, Seagri-DF, Ceasa-DF, Superintendência Federal de Agricultura do Distrito Federal, Senar e Conab, além de apoios do Sebrae, BRB, Campo, Sistema OCDF/Sescoop e Rede Globo. O Sindicato do Turismo Rural e Ecológico do DF e Entorno (Ruraltur) e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, por meio da SFA-DF, também fizeram parte do evento.

 

 

 

A Emater-DF
Empresa pública que atua na promoção do desenvolvimento rural sustentável e da segurança alimentar, prestando assistência técnica e extensão rural a mais de 18 mil produtores do DF e Entorno. Por ano, realiza cerca de 120 mil atendimentos, por meio de ações como oficinas, cursos, visitas técnicas, dias de campo e reuniões técnicas.

 

 

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo de Brasília

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br